EnglishEspañolPortuguês

Mais baleias visitam os Açores

17 de janeiro de 2011
4 min. de leitura
A-
A+

Especialista explica que houve uma “explosão de produção” na zona de organismos de que as baleias se alimentam

A “explosão de produção” nos mares dos Açores de organismos de que as baleias se alimentam poderá explicar a passagem de um elevado número de cetáceos pelas ilhas na primavera e no verão, revelam pesquisas da universidade açoriana, segundo a Lusa.

A Universidade dos Açores (UAç) tem em desenvolvimento um programa de telemetria por satélite de grandes baleias destinado a obter informação sobre o papel que o arquipélago desempenha na ecologia de três espécies que normalmente frequentam as suas águas: a baleia-azul, a baleia comum e a baleia sardinheira.

Num artigo publicado no portal Naturlink, Rui Prieto, investigador açoriano responsável pelo programa, sublinha que as baleias são muitas vezes vistas alimentando-se durante a sua passagem pelas ilhas, que ocorre principalmente na primavera e no verão.

Um dos organismos que na primavera regista uma “explosão de produção” nos mares do arquipélago é krill do Atlântico Norte, “um crustáceo altamente calórico que poderá ser uma importante fonte de energia para as baleias durante a sua migração”, alega o investigador.

Segundo Rui Prieto, “outra possibilidade intrigante” para a passagem de um grande número de baleias pelos Açores pode ter a ver com a hipótese de os montes submarinos do arquipélago “serviram como marcos no meio do oceano”.

“A maneira como as baleias conseguem navegar de e para áreas de alimentação ainda não foi desvendada, mas a presença de estruturas que possam servir de marcos poderá ser importante nessa navegação”, alega.

O investigador açoriano sublinha também que o programa que a UAç desenvolve, que consiste no acompanhamento via satélite de exemplares em que são implantados transmissores, fornecer, nos últimos três anos, dados que “começam a demonstrar alguns padrões que abrem uma janela sobre a vida deste gigantes do mar”.

“Através deste programa começamos a compreender o que estes animais fazem enquanto permanecem nos Açores e o que os atrai a este arquipélago”, acrescenta.

O programa de telemetria por satélite de grandes baleias implementado pelo Departamento de Oceanografia e Pescas e pelo IMAR da UAç integra, desde abril do ano passado, a exposição permanente do Museu da Baleação de New Beford, Estados Unidos, onde é apresentado como exemplo da utilização de novas tecnologias na investigação de cetáceos.

Fonte: IOL Diário

Você viu?

Ir para o topo