EnglishEspañolPortuguês

Animais sofrem com feridas e abandono na Região Serrana do RJ

16 de janeiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

ONGs fazem mutirão para ajudar cães, gatos, cavalos e coelhos.

A tragédia na Região Serrana do Rio deixou muitos animais feridos e abandonados em todas as cidades atingidas pelas chuvas. Para tentar ajudar cães, gatos, coelhos e cavalos, vítimas da devastação da área, ONGs de todo o país estão se organizando para doar rações, água e potes.

Cachorro usa gaveta como cama em abrigo. Foto: Divulgação / ONG Estimação

Entre os relatos, além de animais ‘órfãos’ de seus donos, há muitos deixados para trás por famílias que foram viver em abrigos e não têm como levá-los. Alguns vagam pelas ruas e há ainda os que ficaram em escombros ou presos, sem água nem comida, em casas em que já não vive mais ninguém.

“Estamos organizando um mutirão para ajudar”, conta Liliam Queiroz, da Associação Protetora dos Animais Oito Vidas, que seguiu para Teresópolis, onde a amiga Bebete Filpi, da ONG Estimação, está trabalhando num galpão improvisado de abrigo para animais, acolhendo dezenas deles, no bairro do Meldon.

Abrigo em Teresópolis também cuida de coelhos (Foto: Divulgação / ONG Estimação)

Bebete, que tem um canil com mais de 300 cães na cidade, contou aos amigos, por email, como estão sendo feitos os trabalhos: “Hoje (sexta-feira) resgatamos 40 cães no Caleme, um dos bairros mais atingidos pelas chuvas. São dezenas de cães abandonados. Muitos pertenciam as pessoas que faleceram na avalanche, outros foram abandonados por estarem em área de risco. Um horror, literalmente, um horror”.

“Muitos protetores saíram para o resgate e a situação que eles descreveram foi das piores. Lugares de difícil acesso, cães matando gatos e cheiro de morte por toda parte. É só o início do trabalho. Muito ainda está por vir. Toda a ajuda é bem vinda”, completou Lourdes Dalpaz, também por email.

“A campanha Solidariedade Animal vai ficar na região por pelo menos um mês, com equipes com veterinários, enfermeiros e voluntários. Com o tempo melhorando, poderemos circular entre as outras cidades também”, explica a presidente da Suipa, Isabel Nascimento.

Saiba como ajudar os animais acessando: SOS Região Serrana

Com informações do G1

Você viu?

Ir para o topo