EnglishEspañolPortuguês

Defensores dos direitos animais na China protestam contra a cruel matança de focas

15 de janeiro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Por Vanessa Perez  (da Redação)

As importações de foca, proibidas na Europa, foram autorizadas pelo governo chinês.

Foto: AFP

Mais de 40 grupos de defesa dos direitos dos animais, nesta quinta-feira (13), atacaram o Canadá por transformar a China em um “lixão” para a sua carne de foca e óleos, depois que os produtos foram proibidos na União Europeia, informa a AFP.

O acordo para permitir as importações para a China foi apresentado durante uma visita a Pequim pela Ministra de Pesca Canadense, Gail Shea, e segue um embargo à União Européia sobre as importações de produtos impostos após um protesto de ativista sobre a caça comercial às focas.

“‘Não dê aos outros o que você não quer para si mesmo’ é um antigo provérbio chinês “, afirmou Lu Di, representante da China Small Animal Protection Association.

“É um insulto do Canadá comercializar estes produtos na China”, acrescentou ela em comunicado enviado à AFP, também apoiada por 41 outros grupos de animais de proteção em torno da China.

O governo canadense alega que a caça às focas, praticada há 350 anos, é humano e fundamental para cerca de 6.000 pescadores do Atlântico Norte, que dependem dela para até 35 por cento de sua receita total anual.

Grupos de direitos animais, no entanto, dizem que é uma barbaridade, e iniciaram uma campanha agressiva nos últimos anos para acabar com a caça anual.

“Sim, os consumidores chineses têm um poder de compra impressionante”, Qin Xiaona, diretor de Pequim Animal Welfare Association, disse no comunicado.

“No entanto, estou certo de que os consumidores chineses rejeitariam tais produtos, sem exitar,  se souberem que há crueldade por trás deles. Com o aumento da consciência ambiental, muitas pessoas se comprometeram a serem consumidores eticamente responsáveis.”

Funcionários do comércio da China e os ministérios da agricultura não estavam disponíveis para comentar o assunto.

Shea, na quinta-feira, defendeu a indústria, dizendo que a reação do grupo foi “um ataque a uma indústria legítima canadense, que afeta diretamente as famílias canadenses que … em muitos casos, têm poucas outras opções para trabalhar.”

“A indústria Canadense é tanto humana quanto sustentável e nós realmente podemos apoiar”, disse à AFP, acrescentando que um painel de veterinários independentes revisaram os “métodos” de caça e fizeram recomendações a partir da qual as novas regras foram definidas.

A China é o terceiro maior importador de peixes e frutos do mar, atrás apenas dos Estados Unidos e União Europeia.

Ao autorizar a importação de carne de foca e óleo, junta-se ao Japão e à Coréia do Sul como novo mercado para os produtos de focas canadenses.

O movimento pelos direitos animais está gradualmente ganhando terreno na China – que durante anos teve um péssimo desempenho no bem-estar animal – em meio à maior sensibilização do público, especialmente entre as gerações mais jovens.

Um draft do projeto de lei de proteção aos animais está sendo discutido, mas não se espera que entre em vigor nos próximos anos.

Você viu?

Ir para o topo