EnglishEspañolPortuguês

ONG denuncia onda de abandono de cães e gatos no Paraná

14 de janeiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
(da Redação)

Há quase doze anos em atividade no município de Ponta Grossa o Grupo Fauna, entidade de Defesa dos Direitos Animais e Ambientais, denuncia nova onda de abandono de cães e gatos em período de festas de final de ano e férias de verão. Todo ano a história se repete, trazendo consequências graves para os animais e mais transtornos para a população.

O motivo principal do abandono em massa, de acordo com a presidente do Grupo Fauna, Karina Medaglia, é que “o animal torna-se um estorvo para algumas pessoas que pretendem viajar e estas buscam no abandono uma solução imediata. Na verdade as pessoas não querem ter o trabalho de providenciar a hospedagem em clínicas veterinárias ou um cuidador residencial, preferindo largar cães e gatos em lugares afastados de suas residências, e optar em adquirir outro animal quando retornam das férias, transformando vidas em objetos.

As denúncias chegam diariamente para os membros do Grupo Fauna, que não atua recolhendo animais e sim orientando a população e reivindicando políticas públicas éticas e efetivas voltadas para a Defesa dos Direitos Animais. “As denúncias de abandono ocorrem durante todo o ano, mas neste período temos recebido em média 5 denúncias por semana, fora o que não chega até nós por email”, relata a vice-presidente Andresa Jacobs que também é colunista da ANDA.

“São relatos de famílias que se mudaram de suas residências e ‘esqueceram’ os animais, carros que param em ruas da periferia ou rodovias e jogam para fora os animais sem qualquer escrúpulo, além de caixas de papelão deixadas repletas de filhotes, dentre outras tristes histórias.”

Até mesmo os animais de raça têm sido descartados desta forma, conforme o caso de uma daschund (basset) e uma mestiça despejadas na rodovia próxima ao Núcleo Santa Mônica. Muitos outros animais de raça já foram resgatados por pessoas solidárias, e registrados pelo Grupo Fauna, como pastor alemão, fila brasileiro, dálmata (um macho cego foi largado em uma estrada há alguns anos), daschund, pinscher, cocker, sharpei, gatos siameses, e até iguanas e tartarugas.

Para colaborar com pessoas solidárias que resgatam animais de abandono e maus tratos, o Grupo Fauna divulga os casos no Blog “Adota Eu!” (www.grupofauna.blogspot.com), incentivando a adoção responsável de animais carentes e fazendo forte campanha contra a comercialização de animais. A daschund e a mestiça citadas estão provisoriamente na casa de uma pessoa solidária e serão castradas e divulgadas no Blog “Adota Eu!” para que consigam um lar.

Mais informações pelo email: [email protected]

Você viu?

Ir para o topo