EnglishEspañolPortuguês

Documentário está inspirando pessoas a lutar contra o massacre de golfinhos

14 de janeiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Vanessa Perez  (da Redação)

Filme e palestrantes irão arrecadar fundos para uma campanha de sensibilização

Imagem: Divulgação

De vez em quando, uma obra de arte inspira as pessoas a agir e ajudar a mudar.

Quando o filme documentário vencedor do Oscar “The Cove” saiu em 2009, os olhos foram abertos para a captura e a matança de 23 mil golfinhos por ano em uma pequena comunidade de pescadores em Taiji, no Japão.

No filme, um grupo de cineastas e ativistas vão disfarçados com o objetivo de se infiltrar na enseada  japonesa para expor os horrores da expedição de pesca anual e conscientizar as pessoas sobre o abuso animal e crueldade sancionada pelo governo japonês, apesar das leis internacionais contra a caça comercial implementada em 1986. Muitos golfinhos são vendidos para aquários e resorts e outros são mortos por sua carne contaminada por mercúrio, que é vendido no mercado japonês.

Quando Carisa Nananimo de Webster e Marley Daviduk, e Mike Vos da Califórnia viram The Cove, em vez de apenas sentar e discutir as atrocidades, eles decidiram saltar de um avião e ajudar a lutar pela causa.

O trio vai viajar para Taiji na primeira semana de março, onde vai levar o protesto e sensibilização no âmbito da Sea Shepherd Cove Guardians, unindo esforços para impedir a matança de golfinhos no Japão. Daviduk, que tem atuado como ativista de direitos dos animais por aproximadamente 12 anos, com grupos como Deer Aware eo Vancouver Island Animal Defense League, disse que estará nas três últimas semanas da temporada de caça aos golfinhos do Japão.

“Nós vamos em direção à enseada todos os dias e nós vamos filmar e fotografar os pescadores conduzindo os golfinhos para o abate”, disse Daviduk.

“Nosso objetivo é continuar a documentar esta caça, porque é difícil para as pessoas a agir contra algo que eles realmente não podem ver.”

Bem como a filmagem da caçada, eles esperam educar a população sobre a carne do golfinho servidos na merenda de alunos do ensino fundamental na escola e vendidos como sushi. Daviduk disse que muitos japoneses não estão realmente cientes da situação.

“Há 26 pescadores que estão envolvidos com esse massacre, 26 pescadores que estão deixando a enorme mancha de sangue na reputação internacional do Japão”.

Quando “The Cove” foi exibido em Vancouver Island University nesta segunda-feira, foi acompanhado por uma conversa com os guardiões do futuro. Também participou do evento  Tarah Millen, que voltou para a Ilha de sua expedição japonesa em Novembro.

Daviduk espera que as pessoas sejam igualmente inspiradas pelo “The Cove” e sublinhou que, embora alguns pensem que são só efeitos gráficos, é um filme muito bem feito e ganhou um Oscar por uma razão. “Isso realmente muda a vida das pessoas.”

Você viu?

Ir para o topo