EnglishEspañolPortuguês

Presença de papagaio-moleiro é registrada pela 1ª vez em Ubatuba (SP)

13 de janeiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
De acordo com Dimitri Matoszko, habituado a fotografar e gravar os cantos das aves, trata-se do papagaio-moleiro, primeiro registro da ave em Ubatuba.

O dono de uma pousada junto à praia de Itamambuca –em Ubatuba (SP)–, a Itamambuca Eco Resort, passou cerca de sete dias para conseguir o registro de uma nova ave que apareceu na área do estabelecimento. Com ela, o total de espécies de aves registradas nesta região subiu para 230.

Dimitri Matoszko/Divulgação

De acordo com Dimitri Matoszko, habituado a fotografar e gravar os cantos das aves, trata-se do papagaio-moleiro, primeiro registro da ave em Ubatuba. Ele está no primeiro nível de ameaça segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas.

Papagaio-moleiro na região de Itamambuca, em Ubatuba (SP) “Fui acordado por uma voz diferente no amanhecer de 27 de dezembro. Pulei da cama, corri peguei o gravador, consegui um registro sonoro”, conta ele.

Ele também diz que, a princípio, pelo som da ave, achou que seria a amazona-farinosa. “O bicho me deu um baile, foi uma semana acordando cedo e até com gente me ligando e avisando”.

No fim, por volta das 6h40 da segunda-feira passada (3), conseguiu uma foto, após pular da cama e ouvir o som “escandaloso” do animal, que estava a cerca de 20 metros de altura. Era um casal –apesar da foto de só um–, em uma árvore próxima da pousada, em dia nublado e chuviscando, segundo Matoszko.

Fonte: Portal MS

Você viu?

Ir para o topo