EnglishEspañolPortuguês

Homem é preso depois de maltratar e tentar matar cavalo em Curitiba (PR)

12 de janeiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

No fim da tarde de ontem, 11 de janeiro de 2011, recebemos ligação de funcionários da Creche Municipal Vila Vitória pedindo ajuda para um cavalo que estaria caído em um terreno baldio no bairro Sítio Cercado há muitas horas. Nos dirigimos até o local e encontramos o animal caído se debatendo, com miíase (larvas) pelo corpo e ferimentos. Pedimos o apoio da Guarda Municipal de Curitiba (GMC) que chegou ao local logo em seguida e também ao Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV) para nos auxiliar no resgate. Havia outro cavalo no local que segundo testemunhas seria da mesma pessoa.

Neste meio tempo o responsável pelo animal, Nelson Fernandes, apareceu no local. Tentou se justificar dizendo que o teria pego já maltratado há dois meses. Informamos que o estado do animal era grave, estava abandonado no local há muitas horas, que maltratar animais é crime ambiental e que teria que se explicar na delegacia de polícia. Foi preso em flagrante pela GMC e levado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) onde foi lavrado Termo Circunstanciado (TC) e responderá processo criminal.

Vítima da violência e crueldade humana. Foto: GMC

Logo em seguida funcionários do CCZV encontraram vestígios de sal e embalagem de seringa próximo ao cavalo e descobrimos por testemunhas que Nelson havia injetado 5 seringas de 10 ml com sal e água na veiado cavalo para matá-lo. Também havia feito uma solicitação no 156 para retirada de um cavalo morto daquele local às 14h, o que foi o mais revoltante de toda situação. O documento estava com os funcionários do CCZV com os dados da solicitação incluindo seu nome. Passamos estas informações a DPMA.

Infelizmente o cavalo teve que ser eutanasiado no local pela Dra Cristiane Raquel Stroka P. Zavaski do CCZV, pois estava muito mal, em muito sofrimento sem possibilidade de recuperação. Retiramos o outro cavalo, pois assim que tivesse um problema de saúde teria o mesmo fim cruel e doloroso do seu companheiro. O CCZV fez o transporte do animal para a chácara da Sociedadede Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) em Colombo onde chegamos às 21h. Ele poderá ser adotado por uma família responsável.

Em dez dias, Nelson Fernandes terá que se apresentar no Juizado Especial Criminal do Sítio Cercado. Será denunciado também no Instituto Ambiental do Paraná (IAP) onde sofrerá processo administrativo, além do criminal, com autuação de R$500,00 a R$3.000,00.

Fonte: Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba
www.spacuritiba.org.br

Você viu?

Ir para o topo