EnglishEspañolPortuguês

Televisão pública espanhola considera que as touradas são violência contra animais

10 de janeiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

A televisão estatal espanhola anunciou, esta semana, que vai deixar de transmitir espetáculos tauromáquicos para proteger os menores, segundo a edição de hoje do jornal El País. O Manuel de Estilo da RTVE, entregue no final de Dezembro à comissão mista de Controlo do Congresso e do Senado, enquadra as touradas no capítulo intitulado “Violência contra animais” e especifica que o canal de televisão “não transmitirá corridas de touros, porque os seus horários geralmente coincidem com o horário protegido ou de especial proteção da infância”. A empresa argumenta que a audiência infantil se estende das seis da manhã às 10 da noite.

No documento, o canal de televisão público espanhol especifica que as crianças podem sofrer de ansiedade a violência exercida sobre os animais, “pelo que o devemos evitar por todos os meios”. Contudo, a RTVE assegura que não é indiferente à relevância que tem o mundo da tauromaquia nem a sua influência em muitos aspectos sócio-culturais e, por isso, essa realizada deve refletir-se na programação do canal.

Para cumprir esse objetivo, serão transmitidos programas próprios na TVE e na RNE e será feito um acompanhamento informativo dos “aspectos artísticos, literários, ambientais e sociais” sobre o touro de lide e a tauromaquia e a TVE continuará a transmitir as festas de San Fermín. Esta decisão tinha já sido anunciada pelo presidente da empresa em fevereiro do ano passado. No Parlamento, Alberto Oliart afirmou: “Temos um problema relacionado com o horário de especial proteção da infância”. O PP criticou esta decisão e notou o fato de a televisão estatal vetar as corridas de touros, mas o mesmo não acontecer com os canais privados.

Fonte: Jornal de Notícias

Você viu?

Ir para o topo