EnglishEspañolPortuguês

Sea Shepherd evita ataques de baleeiros japoneses

10 de janeiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Na última quarta-feira, 05, às 13h30 horas (horário da Austrália), o navio da Sea Shepherd, Gojira, se posicionou atrás do Steve Irwin para receber uma transferência de suprimentos. Vendo que o navio interceptor estava parado na água, o Yushin Maru 2 aumentou sua velocidade e começou a aproximar-se dele rapidamente, a uma velocidade muito elevada de 19 nós.

Prevendo que os baleeiros poderiam atacar o Gojira parado, no Steve Irwin já estava preparado o bote Delta. Após as ordens do capitão Paul Watson, a tripulação do Delta partiu para manter o navio baleeiro afastado. A tripulação do Delta se dirigiu ao arpoador a toda a velocidade. Isso fez com que o navio baleeiro fizesse uma brusca virada a bombordo. A equipe Delta continuou perseguindo o Yushin Maru 2 em fuga por 11 milhas, jogando uma dúzia de bombas de mau cheiro no convés do navio baleeiro antes de retornar para o Steve Irwin.

A equipe Delta voltando em segurança ao Steve Irwin (Foto: Barbara Veiga/ Sea Shepherd)

Enquanto isso, o piloto Chris Aultman tinha aterrizado seu helicóptero sobre o Bob Barker, a cerca de 75 quilômetros ao sul ao longo da borda de gelo do Mar de Ross. O Yushin Maru 2 fez um movimento para empurrar o gelo para o Bob Barker, com o objetivo de mirar seu canhão de água no helicóptero. Chris Aultman foi capaz de decolar o helicóptero antes do arpoador se aproximar. O Bob Barker, em seguida, virou-se para enfrentar o navio baleeiro, fazendo com que o Yushin Maru 2 se esquivasse e fugisse através do gelo.

Faz uma semana que a frota baleeira foi descoberta. Dois dos navios arpoadores tem estado sob constante observação, e não mataram nenhuma baleia. O Nisshin Maru e o outro navio arpoador, o Yushin Maru 1, estão fugindo por mais de 1.200 milhas desde a descoberta da frota, em 31 de dezembro. É duvidoso que eles tenham tido tempo de capturar baleias.

A Sea Shepherd Conservation Society está confiante de que pode manter a frota japonesa fugindo e na defensiva por toda a temporada de caça, que termina em meados de março.

Você viu?

Ir para o topo