EnglishEspañolPortuguês

Cão encontrado em estado avançado de desnutrição espera um adotante amoroso, em Ilhabela (SP)

10 de janeiro de 2011
7 min. de leitura
A-
A+

Fiore Vuole Parlare
[email protected]

Esse é o Naruto.

Foto:Arquivo pessoal

Há  uns 3 anos, eu conheci o Naruto morando na porta de uma casa na estrada de terra, no caminho da praia de Pacuhiba em Ilhabela. Deve ter sido largado aqui na região pelo tutor, pois não se parece com nenhum vira-lata local. Como ando a pé por esta estrada todos os finais de semana, acompanhei sua história. Ele ficou “morando”na porta desta casa durante mais ou menos um ano. Ficava ali deitado debaixo de chuva e sol. Ele é imenso, acho que mestiço de fila e muito manso.  Tem um passo lento e mole e um latido grosso e macio. Bem bonachão.

Sempre me perguntei o porque os donos da casa não punham o cachorro para dentro. Já que sempre tinha um pote de ração e água para ele do lado de fora. Milhões de histórias me passavam pela cabeça, imaginando o porque o grandão não era colocado para morar pelo menos na garagem da casa.  Mas com a experiência em lidar com cachorros na rua, achei melhor só observar a situação.Nesta época ele estava bem, forte e bem nutrido.

O tempo foi passando e um dia, para a minha total alegria, o Naruto estava para o lado de dentro do portão da casa. Não era da maneira que eu tinha imaginadao, mas já era um passo. Ele foi amarrado a uma casinha improvisada, num canto do terreno que mal o abrigava do sol e da chuva. Mas fiquei feliz pois acreditei que os donos da residência tinham se dobrado a fiel presença e  vigilância  de sua casa em troca de um prato de comida.
Mas minha alegria foi minguando pois, fim de semana após final de semana, eu via este cão no mesmo local, dentro da casinha minúscula e sempre amarrado…

Depois de mais um ano talvez nesta situação, Naruto sumiu. Não estava mais lá e nem em nenhum outro lugar da estrada. Quantas vezes quis tocar a campainha e perguntar sobre o cão. Preferi acreditar que tinha sido doado a alguém que cuidasse melhor dele, com mais espaço e algum carinho.

Foto:Arquivo pessoal

O tempo passou e depois de uns 6 meses ou mais sem notícias, num belo dia andando até Pacuhiba, encontro este cachorro lá no final da estrada, em frente a umas casas de caiçaras, em cima de um monte de areia de construção, totalmente em carne viva e esquelético. Ele estava desfigurado, sem pelo algum, consumido pela sarna. Aquele gigante doce, completamente largado. Chorei muito, muito. Perdi o chão. Ele começou e me acompanhar  de volta na estrada e quando chegamos na porta da casa onde ele costumava ficar, como que por obra do destino chega um rapaz de moto. Era o caseiro. O cão lentamente fez festa para ele e quis pedir carinho. Aquilo me cortou o coração. O rapaz, sr. Claudio, me explicou a história do cão que fiquei sabendo naquele momento que se chama Naruto.

Ele disse que o cachorro tinha aparecido numa obra dele pior do que eu estava vendo naquele momento. Ele ia sacrificá-lo mas ficou com dó e resolveu cuidar dele. Cuidou na porta da casa do patrão, de onde na verdade  a mulher  dele  é a caseira  (ele faz obras pela Ilha mas mora lá). Naruto melhorou e ele consegiu que o patrão deixasse que ele ficasse para dentro do portão. Ele então resolveu doar o cachorro para um senhor na praia da fome. Ele não sabia o que aconteceu que Naruto tinha voltado a alguns dias naquele estado.

Conversei com ele, convenci a colocar o cachorro para dentro novamente, para poder cuidar dele e não o largar deste jeito na rua. Afinal o cachorro era dele. Combinei que eu iria ajudá-lo a cuidar do cachorro.  Ele topou e foi o que fiz. Pedi que uma veterinária amiga fosse lá regularmente ver o cão,vacinar, cuidar. Comprei remédios e ração. Tudo ia bem até que nas últimas vezes, a veterinária amiga me disse que não conseguia mais ver o Naruto porque o Sr. Claudio tinha levado ele para uma de suas obras. Eu ligava para ele vir buscar ração mas a cominicação começou a ficar difícil, ele não atendia o telefone. Deixava recado com a mulher dele e depois de algum tempo ele vinha buscar a ração. As vezes passava , as vezes não.  Passava andando na casa dele e nada do cachorro.

Naruto sumiu.

Agora no final do ano novamente trouxe ração e  tentei contato com o Sr. Claudio em vão.  Pressentimento ruim logo se materializou.

Foto:Arquivo pessoal

Dia 3, segunda feira , fazendo a minha caminhada pelo mesmo local  de sempre, dou de cara com ele, Naruto. Esquelético, abatido vagando pela estrada. Quando cheguei perto vejo um buraco de mais ou menos 7 cm nas suas costas……

Amigos, não aguento ver tanto sofrimento.  Não dá para ficar indiferente, fingir que não vi. Se o deixasse lá, iria morrer em breve na minha frente, no caminho que passo todos os dias……..

Liguei para a minha amiga Gilda da Associação Protetora dos Animais (APAILHA) aqui da Ilha e companheira de tantas empreitadas malucas  assim que cheguei em casa. Quase implorei um local para levar o Naruto. Um lugar para deixar o cachorro para ser cuidado. Ela me explicou que  todo mudo que ela conhece na Ilha está super lotado de cães. Os veterinários não têm internação, não existem hotelzinhos e o canil da prefeitura não tem a mínima condição. Para se ter uma ideia, até para o prefeito eu liguei. Nada .

Nos viramos muito e arrumamos um veterinário lá no sul da ilha que sempre ajuda a Gilda com os cachorros de rua que poderia ver o Naruto e ficar com ele alguns dias. Fomos de carro a caça dele e precisamos de um dia inteiro para encontrá-lo debaixo desta chuva torrencial que cai sem parar aqui na ilhabela. Encontrei o Naruto debaixo de um toró junto com uma outra cadela prenha quase estourando, pronta para dar a luz. Foi duro colocar ele no carro e largar ela para trás, mas mal tinha conseguido um local para ele!  Rumamos para o veterinário no sul da ilha!
O Dr. Eder tirou  algumas bicheiras das costas dele sem anestesia devido ao estado deplorável  em que ele se encontrava.Acreditem que este gigante nem se mecheu durante todo o procedimento?

Bom, ele ficou internado até sexta nesta baia minúscula que mostro abaixo. Ela é exatamente do tamanho da foto. Ele mal fica de pé e virar de lado é complicado. É o único lugar na ilha que achei para internar este coitado.Eu não tenho como deixar aqui em casa pois não tenho um local seco e fechado para deixar este cachorro. Principalmente porque tenho mais 5 aqui comigo e o meu marido infarta se souber que trouxe mais um.

Foto:Arquivo pessoal

Preciso de um bom adotante para o Naruto.  Preciso de alguém que tenha espaço para este gigante e que goste dele e cuide dele como merece. Com respeito. Este seria o melhor dos mundos. Sei que ele está feio agora, mas vai ficar lindo e eu me responsabilizo em cuidar dele até que fique perfeito.  Ele é manso e carinhoso com as pessoas e muito bonito.

-Se não conseguir um adotante, preciso de um lar temporário por uns 2 meses.  Até que fique  completamente bom e seja castrado. Alguém que tenha um espaço seco e que possa ajudar a cuidar dele. Eu arco com todas as suas despesas  e pago uma mensalidade para o lar temporário. Mas preciso que ele tenha um espaço e um ser humano de bom coração cuidando dele.

Ele precisa de cuidados; se eu não tiver onde deixá-lo, ele terá que voltar para a rua, o que será seu fim. Ele já sofreu tanto, tão judiado…. ele é muito manso e tem nome de heroi de quadrinhos japones. É tão manso que não consegue comida sozinho. Deve ter sido abandonado  e não sabe se virar como os viralatas comuns. Naruto precisa de um lar de verdade. Ele é um lutador e quer continuar vivendo. Depois de tudo o que já passou…..

Desculpem o texto longo e toda esta história. Mas o Naruto merece.

Por favor, entrem em contato comigo no telefone
(11)9934-3984 ou (12) 3896 5277
ou [email protected]

Você viu?

Ir para o topo