EnglishEspañolPortuguês

Condomínio recebe visita inusitada de tucano em Sorocaba (SP)

9 de janeiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Funcionários do condomínio Vivendas do Lago, no Jardim Santa Bárbara, em Sorocaba (SP) acolheram, na manhã desta sexta-feira (07), uma ave tucano de bico amarelo e ponta preta – maior da espécie com mais de 60 centímetros de comprimento com o bico, que chega perto de 19 centímetros.
Ave estava apenas desidratada e com fome, sem ferimentos. Foto: rick Pinheiro/ CS

A ave, de acordo com trabalhadores, estava mancando de uma das patas e não conseguia voar alto. Ela ficou alojada durante todo o período da manhã numa guarita desativada da portaria até ser avaliada por um veterinário, que descobriu que o bicho estava apenas desidratado e com fome, sem nenhum ferimento e poderia ser solto na natureza. A ave até seria levada, ontem à tarde, para o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, mas como passou a reagir bem depois de beber água e comer frutas, seria libertada para voar na área verde que contorna o condomínio.

“Ele veio lentamente em direção do servente da obra e ali ficou parado. Peguei ele nas mãos e ele não reagiu. Só tive o cuidado de fechar o bico dele para não ser picado”, explicou o segurança Adilson Dias Santos, 32 anos. Ele contou que os pedreiros de uma construção perceberam a ave pulando sobre os telhados das casas próximas da obra. E depois ficou no chão até que ele o pegou no colo e levou para um reservado de vidro.

Outro segurança, Cristian Aguilera, 24 anos, disse não ser a primeira vez que um tucano da mesma espécie aparece no condomínio. Ele contou que, no ano passado, uma outra ave frequentou aquela área, mas não foi capturada. “Tem vários por aqui, mas esse não foi embora porque aparentemente estava doente”, ressaltou Aguilera. Ele disse ainda que, pelo local, é possível se ver uma infinidade de aves, e também outros bichos como raposas, lagartos e até a passagem de cobras.

Fonte: Cruzeiro do Sul

Você viu?

Ir para o topo