Erro tira repasse de verba para entidade de proteção animal em Rio Claro (SP)


Uma reavaliação feita no Orçamento de 2011, já aprovado pela Câmara de Rio Claro (SP), acabou por deixar de fora a previsão de repasse da subvenção pública ao Gada, o Grupo de Apoio e Defesa dos Animais.

A verba, cerca de R$ 6 mil mensais, é usada para a manutenção da entidade que atualmente abriga cerca de 500 cachorros que foram resgatados do abandono nas ruas do município.

De acordo com a presidente do Gada, Roberta Escrivão de Campos, o Gada ficará em dificuldades nos meses de janeiro e fevereiro. Mas a garantia de que haverá o repasse nos outros meses do ano foi dado pela vice-prefeita Olga Salomão, segundo Roberta.

“Ontem a Olga esteve aqui e confirmou para a gente que foi um erro. Agora a prefeitura enviará um projeto para votação na Câmara para que a subvenção seja incluída no Orçamento”, afirmou Roberta.

Nesses primeiros dois meses do ano, Roberta afirma que o Gada ficará em dificuldades e afirma que a entidade aceita doações de ração canina. “Nossa preocupação maior é manter a alimentação dos cães nesse período”, ressalta. Para mais informações a respeito, as pessoas podem entrar em contato com o Gada pelos telefones (19) 3023-0285, 3532-4115 ou 9164-2296.

Organização Não-Governamental (Ong) de Proteção Animal, o Gada Grupo De Apoio e Defesa dos Animais, ONG de Proteção Animal de Utilidade Pública Municipal, foi fundada em fevereiro de 1998. Atualmente o GADA possui uma Clínica Veterinária a preço popular onde desenvolve desde consultas veterinárias, como cirurgia em geral (castrações, cirurgias ortopédicas, vacinas e medicamentos em geral). Conta com dois veterinários para atender a população carente a preços acessíveis.

“Claro que o dinheiro que a prefeitura repassa para o Gada não é suficiente. Só de conta de água pagamos todo mês cerca de R$ 1 mil. Mas é uma verba importante que nos ajuda na manutenção”, disse Roberta.

O Gada recolhe e abriga animais que foram abandonados pelos tutores nas ruas de Rio Claro e de toda a região e nos portões da própria entidade.

Outro objetivo em pauta é desenvolver novamente o programa de Esterilização (Castração) de cães e gatos de forma gratuita à população de baixa renda.

Roberta disse ainda que em administrações anteriores, em alguns inícios de ano, a prefeitura cometia o mesmo erro cometido esse ano. “Não sei porque que já há um bom tempo todo começo de ano acontece isso de esquecerem da subvenção do Gada quando vão fazer o Orçamento”, afirma.

As doações para a entidade também podem ser feitas em dinheiro, através de depósito bancário na conta da própria entidade: banco do Brasil, agência 0172-4, conta-corrente número 23.899-6.

Como forma de evitar o abandono de animais pelas vias públicas, o Gada começou a implantação de chip em animais domésticos.
O chip é confeccionado com uma espécie de vidro que não é prejudicial ao organismo do animal.

Fonte: JC


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

APELO

RECOMEÇO

BARBÁRIE

SEGUNDA CHANCE

INSPIRAÇÃO

DESCARTE IRRESPONSÁVEL

BOA AÇÃO

CHINA

HEROÍNA

FINAL FELIZ


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>