EnglishEspañolPortuguês

Erro tira repasse de verba para entidade de proteção animal em Rio Claro (SP)

8 de janeiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Uma reavaliação feita no Orçamento de 2011, já aprovado pela Câmara de Rio Claro (SP), acabou por deixar de fora a previsão de repasse da subvenção pública ao Gada, o Grupo de Apoio e Defesa dos Animais.

A verba, cerca de R$ 6 mil mensais, é usada para a manutenção da entidade que atualmente abriga cerca de 500 cachorros que foram resgatados do abandono nas ruas do município.

De acordo com a presidente do Gada, Roberta Escrivão de Campos, o Gada ficará em dificuldades nos meses de janeiro e fevereiro. Mas a garantia de que haverá o repasse nos outros meses do ano foi dado pela vice-prefeita Olga Salomão, segundo Roberta.

“Ontem a Olga esteve aqui e confirmou para a gente que foi um erro. Agora a prefeitura enviará um projeto para votação na Câmara para que a subvenção seja incluída no Orçamento”, afirmou Roberta.

Nesses primeiros dois meses do ano, Roberta afirma que o Gada ficará em dificuldades e afirma que a entidade aceita doações de ração canina. “Nossa preocupação maior é manter a alimentação dos cães nesse período”, ressalta. Para mais informações a respeito, as pessoas podem entrar em contato com o Gada pelos telefones (19) 3023-0285, 3532-4115 ou 9164-2296.

Organização Não-Governamental (Ong) de Proteção Animal, o Gada Grupo De Apoio e Defesa dos Animais, ONG de Proteção Animal de Utilidade Pública Municipal, foi fundada em fevereiro de 1998. Atualmente o GADA possui uma Clínica Veterinária a preço popular onde desenvolve desde consultas veterinárias, como cirurgia em geral (castrações, cirurgias ortopédicas, vacinas e medicamentos em geral). Conta com dois veterinários para atender a população carente a preços acessíveis.

“Claro que o dinheiro que a prefeitura repassa para o Gada não é suficiente. Só de conta de água pagamos todo mês cerca de R$ 1 mil. Mas é uma verba importante que nos ajuda na manutenção”, disse Roberta.

O Gada recolhe e abriga animais que foram abandonados pelos tutores nas ruas de Rio Claro e de toda a região e nos portões da própria entidade.

Outro objetivo em pauta é desenvolver novamente o programa de Esterilização (Castração) de cães e gatos de forma gratuita à população de baixa renda.

Roberta disse ainda que em administrações anteriores, em alguns inícios de ano, a prefeitura cometia o mesmo erro cometido esse ano. “Não sei porque que já há um bom tempo todo começo de ano acontece isso de esquecerem da subvenção do Gada quando vão fazer o Orçamento”, afirma.

As doações para a entidade também podem ser feitas em dinheiro, através de depósito bancário na conta da própria entidade: banco do Brasil, agência 0172-4, conta-corrente número 23.899-6.

Como forma de evitar o abandono de animais pelas vias públicas, o Gada começou a implantação de chip em animais domésticos.
O chip é confeccionado com uma espécie de vidro que não é prejudicial ao organismo do animal.

Fonte: JC

Você viu?

Ir para o topo