EnglishEspañolPortuguês

Devemos salvar baleias de papel, baleias virtuais ou baleias reais?

7 de janeiro de 2011
7 min. de leitura
A-
A+
Comentário por Capitão Paul Watson
Traduzido por Raquel Soldera (do ISSB)

Como co-fundador do Greenpeace, estou um pouco preocupado de que a liderança atual do Greenpeace esteja perdendo a noção da realidade. O Greenpeace não enviará seus navios para o Oceano Antártico para defender as baleias. Em vez disso, eles agora têm um jogo onde as baleias podem ser salvas virtualmente. Por que percorrer todo o caminho remoto, frio e hostil para o litoral da Antártida, quando você pode salvar as baleias na sua sala de estar  jogando o “Greenpeace Salve as Baleias”?

Aliás, se você fizer uma doação para o Greenpeace, o mesmo enviará ao presidente Barack Obama uma baleia de origami em seu nome.

Este é o último apelo do Greenpeace:

“Trinta e cinco anos atrás, o Greenpeace se tornou a primeira organização a enfrentar as frotas de caça comercial de baleias em alto mar”.

Mas o que eles estão fazendo agora é isto:

“Se você doar hoje, a equipe do Greenpeace também vai entregar uma baleia origami com o seu nome à Casa Branca. E nós vamos garantir que todo mundo veja o seu apoio ao compartilhar as imagens das baleias de origami em todo o mundo”.

John Hocevar, Diretor de Campanhas de Oceano do Greenpeace

John Hocevar tinha apenas 4 anos de idade quando Bob Hunter e eu fomos os primeiros a nos colocar entre oito cachalotes fugindo e um arpão soviético. Todas as pessoas que estiveram conosco nesse dia não fazem mais parte do Greenpeace. Então John, podemos dizer que o Greenpeace foi a primeira organização a enfrentar a caça comercial, mas posso dizer que eu e meus companheiros fomos os primeiros a fazer isso e, por isso, porque vimos as baleias morrerem na nossa frente, e porque nós quase morremos naquele dia, nós ainda permanecemos firmemente presos à realidade da caça de baleias.

É por estas razões que eu fico irritado com a banalização do que fizemos, e aquilo que temos feito há três décadas e meia. Para nós as Baleias não são uma abstração!

Um par de anos atrás, John Hocevar também escreveu:

“Estou ansioso para um Dia Mundial dos Oceanos, onde eu possa tomar uma cerveja e relaxar, sabendo que os oceanos estão bem. Espero sinceramente que isso não implique uma viagem no tempo ou uma viagem intergaláctica”.

Não, para John implica em jogos virtuais e baleias de origami.

Agora por que isso me perturba? Porque a Sea Shepherd está enviando três navios e 88 voluntários até o Oceano Antártico, neste exato momento. Estamos aqui agora, esperando os assassinos e prontos para defendermos os inocentes. Nós não estaremos em casa no Natal, não vamos entrar no Ano Novo com os nossos amigos e familiares, e não vamos jogar o videogame ‘’salve as baleias’ caçando baleeiros virtuais em uma tela de computador.

Nós não gastamos dinheiro em massivos apelos de mala direta e não pagamos pessoas para ficarem nas ruas de todas as grandes cidades do mundo pedindo dinheiro. Os fundos da Sea Shepherd são gastos em campanhas, porque eu descobri há muitos anos que existem dois tipos de organizações: aquelas que agem e aquelas que enviam e-mails!

O Greenpeace foi uma organização que agia, em seus navios e no campo, sendo eficaz, salvando as baleias da morte! Agora é uma organização de envio de e-mails, uma organização representativa, nos escritórios, recolhendo o dinheiro, e fazendo baleias de origami!

Enquanto o Greenpeace faz isso, e enquanto John relaxa com sua cerveja, nós somos os caçadores reais de navios baleeiros em tempo real. Este é o sétimo ano que passamos o final do ano defendendo as baleias na parte inferior do planeta. Nossos navios custam dinheiro e não temos o suficiente para andar por aí. Nós lutamos para conseguir combustível para nossos navios e mantimentos para os voluntários. O Greenpeace, por outro lado, tem uma máquina de arrecadação muito eficaz conseguindo dezenas de milhões de dólares para “salvar as baleias”.

E o que eles estão fazendo? Enviando baleias de papel origami para o presidente dos Estados Unidos! Não é o primeiro-ministro do Japão, ou o Imperador do Japão, ou os primeiros-ministros da Islândia, Noruega ou Dinamarca, mas para o presidente de um país que já se opõe à caça comercial de baleias e não se envolve em caça comercial de baleias!

O que está errado com este retrato? A resposta é uma total desconexão com a realidade. Trata-se do Greenpeace aproveitando a oportunidade de conseguir grandes contribuições para uma despesa muito pequena. Por que gastar centenas de milhares de dólares em combustível e provisões, equipamento e despesas, quando você pode alugar alguma casa para enviar mala direta e baleias de papel origami para o Presidente?

Eu posso apenas imaginar o presidente dos Estados Unidos pegando o telefone e dizendo: “Oi Naoto, me desculpe, mas você poderia dar um jeito em seu baleeiros irritantes e seus assassinos de golfinhos nojentos, por favor. Estou ficando absolutamente inundado com estes origamis, e, francamente Sr. Primeiro-Ministro, algo tem que ser feito sobre isso. Sim, eu sei que eu não posso te dizer o que fazer, Naoto, mas o Greenpeace me disse que eu tenho que lhe dizer para parar a matança de baleias e golfinhos, porque eles não gostam da Sea Shepherd dizendo a você o que fazer e bloqueando seus navios, e eles dizem que se eu não convencê-lo a parar a matança, eles vão me mandar mais desses origamis irritantes, e se eles fizerem isso o Al Gore vai me encher o saco por causa de toda essa papelada desperdiçada e eu não preciso disso, Naoto”.

A Sea Shepherd tem uma equipe em Taiji, no Japão, desde o início de setembro, e vamos permanecer ali durante toda a temporada de abate de golfinhos, até o final de março. O Greenpeace nunca colocou os pés em Taiji para se opor à morte de golfinhos, e cita os massacres como “tradicionais”. A Sea Shepherd tem ido nas ilhas Galápagos desde 1999, trabalhando com os guardas para intervir contra a caça e a matança de tubarões. O Greenpeace nunca se envolveu nesta questão. O Greenpeace também não está fazendo nada para salvar as focas ou parar a pesca ilegal. O Greenpeace também não está aqui no Oceano Antártico, onde a matança das baleias pode começar logo na próxima semana. Eles têm navios. Eles têm os recursos, mas eles estão ocupados demais fazendo passeios de angariação de fundos ou pendurando banners em algum lugar.

Eu disse a eles que poderíamos usar a sua ajuda. Eu disse a eles que iríamos cooperar com eles e lhes dar as coordenadas dos baleeiros uma vez que fossem localizados, mas eles se recusam a responder. Eles nem sequer me enviaram uma daquelas baleias origami para me acalmar, o que achei que eles iriam fazer, considerando que eles acreditam que as baleias origami vão convencer o presidente dos Estados Unidos a tomar medidas contra o Japão.

Não, eles não querem que você faça uma doação para financiar um navio e uma tripulação para intervir contra os baleeiros, mas com a sua doação você irá obter uma baleia de papel origami com seu nome, enviada ao presidente dos Estados Unidos.

Tudo o que sei é que estou em um navio no Oceano Austral e o mar está batendo no nosso navio enquanto eu escrevo isso com minha cadeira deslizando para trás e para frente. O vento uiva lá fora e o granizo desliza pelos vãos. Enquanto isso, em algum lugar aqui perto, a frota baleeira japonesa está se dirigindo para o Santuário de Baleias do Oceano Antártico, com a intenção de matar mais de mil baleias.

E onde está John? Relaxando com uma cerveja, provavelmente após a festa de Natal muito custosa do Greenpeace. E no dia de Natal, enquanto ele corta um pedaço de peru e coloca algumas colheres de recheio em seu prato, ele irá sorrir e agradecer por poder estar em casa comemorando com sua família, porque o Greenpeace substituiu os navios reais e a verdadeira paixão por videogames e origami.

Muito bem John! Muito bem mesmo!

Você viu?

Ir para o topo