EnglishEspañolPortuguês

Banhistas encontram tartaruga marinha em litoral do RS

7 de janeiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

da Redação

Na última quarta-feira, dia 5 de janeiro, banhistas encontraram uma tartaruga marinha na praia Rainha do Mar, em Xangri-lá, Rio Grande do Sul, e acionaram a prefeitura. Porém, a Polícia Ambiental recomendou que o animal deveria continuar no local onde foi encontrado.

Foto: Prefeitura de Xangri-lá/ Divulgação

O coordenador do Centro de Reabilitação do Ceclimar do Instituto de Biociências da UFRGS, o biólogo Maurício Tavares, alerta para o aparecimento de outros casos de tartarugas marinhas da espécie Tartaruga Verde nas praias de Torres, Arroio do Sal e Capão da Canoa. De acordo com o especialista, as tartarugas passam pelo litoral gaúcho nesta época do ano e ingerem lixo, por confundirem plástico com algas. Ele afirma que está aumentando o número de animais encontrados na praia e a maioria deles com o sistema digestivo comprometido pelo lixo, o que torna muito difícil a sua recuperação.

O animal vai à praia por estar debilitado e fraco, mesmo assim, deve ser mantido na areia. O biológo explica que não se deve colocar qualquer animal de volta na água, nem alimentar e os órgãos responsáveis devem ser acionados para que possam tomar as medidas necessárias.

Você viu?

Ir para o topo