Caracol usa bioluminescência como mecanismo de defesa


Recentemente, um caracol do mar pouco conhecido que lança um misterioso brilho de flashes de luz bioluminescentes intrigou cientistas do mundo todo. Agora, dois pesquisadores americanos apresentam os primeiros detalhes descobertos sobre o animal.

(Foto: Reprodução/HypeScience)

A espécie, Hinea brasiliana, é um pequeno caracol marinho tipicamente encontrado em grupos em costas rochosas. Esses caramujos ficaram conhecidos por produzir uma luz. Porém, os pesquisadores descobriram que, em vez de emitir um feixe de luz focalizado, o animal usa sua concha para espalhar uma luz bioluminescente verde brilhante em todas as direções.

Segundo os cientistas, os flashes luminosos podem ser um mecanismo para afastar potenciais predadores, já que a luz bioluminescente difunde-se para criar uma ilusão de um animal maior.

Os pesquisadores compararam o brilho do H. brasiliana ao disparo de um alarme. O caramujo o emitiu quando foi confrontado por um caranguejo ameaçador ou um camarão que nadava nas proximidades.

Segundo os cientistas, é raro para qualquer caracol que viva no fundo produzir bioluminescência. Eles consideram surpreendente que esse caramujo ainda tenha uma concha que maximiza esse sinal de modo eficiente.

Descobrir como o caracol espalha sua luz foi especialmente uma surpresa porque esta espécie tem conchas amareladas opacas que parecem sufocar a transmissão de luz. Mas, na verdade, quando o caracol produz a bioluminescência verde de seu corpo, a concha funciona como um mecanismo para especificamente dispersar apenas essa cor.

Fonte: HypeScience


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

TRAGÉDIA

RETROCESSO

SOFRIMENTO

DIFICULDADES FINANCEIRAS

BELO HORIZONTE (MG)

COVARDIA

CRUELDADE

PROTEÇÃO ANIMAL

ALERTA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>