EnglishEspañolPortuguês

Coreia do Sul aperta regras contra a caça de baleias

5 de janeiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Foto:Reprodução/BBC

A Coreia do Sul declarou que está  restringindo a pesca de baleias. Apesar da caça comercial de baleias ter sido banida no país, ainda é permitido o comércio de baleias que são encontradas mortas.

As novas regras impostas requerem que o pescador declare à polícia a descoberta de baleias mortas nas suas redes de pesca ou encalhadas na costa. Esta alteração à lei ocorre após os críticos alertarem que alguns pescadores estariam  explorando uma brecha na lei.

Estas regulamentações exigem a recolha e entrega de amostras de todas as baleias encontradas mortas às autoridades. A carne só pode ser vendida após uma investigação sobre a causa da morte do animal.

O ministro da Agricultura da Coreia do Sul indica que os pescadores que apanharem animais mortos só serão autorizados a vender os produtos em instalações indicadas pelo estado. A nova lei pretende combater a “crescente caça ilegal de baleias” no país.

“Assim que as novas medidas entrem em vigor, Seoul será capaz de responder melhor às alegações de supervisão branda levantadas por alguns países e pelo IWC (Comissão Baleeira Internacional) e estabelecer as bases para a monitorização dos recursos marinhos em torno da península coreana”, refere um funcionário do ministério.

A Coreia do Sul baniu a pesca comercial de baleias em 1986, quando o IWC implementou uma moratória global.

Fonte:Naturlink

Nota da Redação: A solução é proibir em definitivo qualquer forma de caça e de venda de produtos derivados de baleias.

Você viu?

Ir para o topo