EnglishEspañolPortuguês

Prótese substitui bico de ganso perdido em acidente

4 de janeiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Sem o bico, a gansinha não podia comer nem beber.

(da Redação)

Garcia, uma gansinha curiosa, perdeu o bico por acidente, após enroscá-lo em uma das cercas do santuário onde vive em East Sussex, Inglaterra, informou reportagem do Daily Mail.

“Não pude acreditar quando vi. Sem o bico ele não conseguia comer ou beber água”, conta Terry Kemp, enfermeiro veterinário e fundador da Happy Endings Resgate Animal Sanctuary onde Garcia vive. Kemp  procurou um veterinário que pudesse ajudar a gansinha.

Alan Jones, que já havia reconstituído bicos de outras aves, solucionou o problema de Garcia. Uma massa de fibra de vidro foi posicionada no lugar do bico do animal. “Tudo foi feito para que o produto não fechasse as narinas de Garcia e o impedisse de respirar”, conta o veterinário. A operação levou cerca de uma hora e custou apenas 175 libras (cerca de R$ 450).

A prótese salvou a vida de Garcia.

“Quem poderia imaginar que um pedaço de fibra de vidro salvaria a vida de um ganso, é incrível. Estamos muito satisfeitos e felizes”, finalizou Kemp.

De acordo com o veterinário, a base do bico estava intacta e vai voltar a crescer lentamente a partir da raiz, e irá gradualmente empurrando a prótese para fora, que pdoerá, nesse período, ter que ser reformada.”Vai levar cerca de 12 a 18 meses para o bico voltar a crescer completamente”, disse ao Daily Mail.

De volta para casa: Garcia com seu novo bico e o companheiro Morgan, que ficou ao lado dela depois do acidente.

Você viu?

Ir para o topo