EnglishEspañolPortuguês

Afastada hipótese de ligação entre morte de peixes e aves

4 de janeiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Cerca de 100 mil peixes-tambor foram encontrados mortos nas margens do rio Arkansas, perto de Ozark, nos Estados Unidos, praticamente na mesma altura em que a população de Bebee, também no Arkansas, foi surpreendida com uma chuva de pássaros mortos.

De acordo com o jornal diário CNN, os peixes, descobertos na passada quinta-feira por um operador de reboques marítimos, terão sido vítimas de uma doença.

Os peritos já recolheram algumas amostras dos peixes mortos para procederem a análises.

Keith Stephens, da Comissão de Pesca do Arkansas, relembra que é habitual morrerem peixes todos os anos, no entanto, admite que a quantidade deste ano é anormal, sugerindo que a causa seja uma doença.

“Os peixes mortos são todos de uma só espécie. Se fosse de um poluente teria afetado todos os peixes e não só os peixes-tambor”, argumentou.

O passagem de 2010 para 2011 ficou marcada ainda por outro fenômeno de morte massiva entre animais: na noite da passagem de ano, milhares de pássaros morreram na localidade de Bebee.

Assista ao vídeo da matéria da CNN:

Apesar de os dois incidentes terem acontecido no mesmo estado e de distarem apenas 183 quilómetros, os biólogos descartam a hipótese de ligação.

Segundo novas informações adiantadas pela CNN, os milhares de aves que caíram do céu um pouco antes da meia-noite do dia 31 provavelmente morreram de trauma.

As aves apresentavam evidências de trauma no peito, com coágulos de sangue no corpo e sinais hemorragias internas, revelou Keith Stephens, citando um relatório da Comissão de Pecuária e Aves.

Karen Rowe, um ornitólogo, disse que o incidente não é incomum e, geralmente, é causado por um raio ou granizo de alta altitude.

Os traumas físicos agudos terão conduzido a uma hemorragia interna e, por consequência, à morte. Não havia nenhum sinal de alguma doença crônica ou infecciosa, reforçou o relatório preliminar realizado pela Comissão de Pecuária e Aves do Arkansas. Mais testes serão feitos para descartar outras causas.

Fonte: Jornal de Notícias

Você viu?

Ir para o topo