EnglishEspañolPortuguês

Sea Shepherd e baleeiros japoneses se enfrentam no Oceano Antártico

2 de janeiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

A ação foi acompanhada pela emissora australiana ABC

Ativistas defensores das baleias e baleeiros japoneses se enfrentaram no Oceano Antártico no sábado (1º), informaram fontes ligadas aos ecologistas.

A organização Sea Shepherd Conservation Society (Pastores del Mar), com base nos EUA, afirmou que três baleeiros dispararam canhões de água contra o barco dos ecologistas para impedir que eles chegassem até um quarto baleeiro armado de arpões. A ação foi acompanhada pela emissora australiana ABC.

Os ativistas responderam lançando bombas de fumaça com forte odor. Ninguém saiu ferido do enfrentamento, que aconteceu em meio ao mar repleto de placas de gelo.

Três embarcações do Sea Shepherd zarparam em meados de dezembro para tentar impedir a caça às baleias. Segundo Paul Watson, presidente da organização, nenhuma baleia foi capturada graças à ação do grupo.

O Japão realiza a caça segundo um acordo feito com a Comissão Baleeira Internacional que atribui uma quota de captura com o objetivo de investigação científica e não comercial.

Os ativistas denunciam que a carne do animal é comercializada e que este seria o principal objetivo da caça. A temporada de caça às baleias no Oceano Antártico vai de dezembro a fevereiro.

Veja imagens da ação do Sea Shepherd em fevereiro de 2009:

Fonte: International Press

Você viu?

Ir para o topo