Bióloga portuguesa descobre espécie de insetos sem olhos nem asas


Foto: Reprodução/Expresso

Uma nova espécie de inseto, sem olhos e sem asas, foi descoberta pela bióloga portuguesa Sofia Reboleira, em grutas do Algarve, que assim acrescenta uma nova ordem à fauna cavernícola de Portugal.

“Esta descoberta acrescenta uma nova ordem à fauna cavernícola portuguesa, uma vez que não se conhecia nenhum dipluro (inseto) exclusivamente cavernícola em Portugal”, disse à agência Lusa a bióloga Sofia Reboleira.

Os dipluros pertencem a um grupo de insetos denominados apterigotas (sem asas) que são, segundo a bióloga “naturalmente desprovidos de olhos e vivem associados ao solo ou em cavidades”.

A nova espécie, o primeiro dipluro troglóbio (adaptado exclusivamente à vida nas grutas) descoberto em Portugal, foi encontrada nas grutas do Algarve, no âmbito do doutoramento da bióloga, orientado por Fernando Gonçalves (do departamento de biologia da Universidade de Aveiro) e Pedro Oromí (da faculdade de Biologia da Universidade de La Laguna, em Tenerife, Espanha).

O inseto – descrito em revistas científicas com o especialista espanhol Alberto Sendra – chama-se Litocampa mendesi, mede pouco mais de três milímetros e deverá existir há vários milhões de anos, sendo “evolutivamente um precursor dos insetos atuais”, explica Sofia Reboleira.

A descoberta torna esta espécie “o representante mais ocidental do gênero Litocampa na Europa, cuja espécie mais próxima se encontra nas grutas da Cantábria”, sublinha.

Com esta aumentam para cinco as espécies já descobertas por Sofia Reboleira (três escaravelhos e um pseudoescorpião) durante o trabalho de campo realizado em grutas da Serra D¿Aires e Candeeiros, do Algarve e do Montejunto. O trabalho foi financiado pela Fundação Para a Ciência e Tecnologia da qual a bióloga é bolsista.

Fonte: TVi24


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

COMPAIXÃO

VIOLÊNCIA

PESQUISA

APELO

RECOMEÇO

BARBÁRIE

SEGUNDA CHANCE

INSPIRAÇÃO

DESCARTE IRRESPONSÁVEL

BOA AÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>