EnglishEspañolPortuguês

Governo português pensa em criar novas áreas de proteção para aves marinhas

31 de dezembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Aves marinhas em Berlenga. Foto: Rosa Gambóias

A designação de novas áreas de proteção especial para aves marinhas nas zonas da Berlenga, Figueira da Foz e Ria Formosa, em Portugal, está sendo discutida pelo Governo, revelou o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.

A análise técnica que está mais adiantada é a da Berlenga, processo sobre o qual “houve mesmo alguma interação de discussão pública”. Ainda assim, adiantou, nenhuma das classificações é iminente e cada uma delas não avançará “sem a devida discussão pública e audição das partes interessadas”.

“O dever de estender a Rede Natura 2000 ao mar faz parte da agenda europeia. Portugal tem a vantagem de ter feito um estudo, o projeto Life, que avaliou onde estão as zonas particularmente ricas para certas aves marinhas e é esse estudo que fundamenta as propostas técnicas que estamos a apreciar”, referiu.

Humberto Rosa explicou que a classificação implica “deveres particulares de não interferência e proteção das aves” sem que se anteveja a necessidade de impor restrições significativas.

Isto porque o fato de as aves permanecerem nesses locais atualmente “denota compatibilidade com as práticas que lá decorrem”.

Com informações de Público20/Lusa

Você viu?

Ir para o topo