EnglishEspañolPortuguês

China fecha mais de 50 jardins zoológicos por maus-tratos e más condições

29 de dezembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Mais de 50 jardins zoológicos da China foram obrigados a fechar pelo mau estado e os maus-tratos aos animais, detalha nesta quarta-feira o periódico oficial China Daily.

A Administração Estatal de Ciência Florestal inspecionou durante dois meses 500 instalações em todo o país e se deparou com as precárias condições em que vivem os animais, com “frequentes abusos e explorações”.

“Alguns zoológicos são incapazes de oferecer os cuidados básicos aos animais por suas receitas insuficientes, e outros estavam relacionados com a venda ilegal de espécies selvagens”, declarou o diretor do departamento de conservação da vida selvagem do organismo chinês, Zhang Xiwu.

“Também foram registradas ocasiões nas quais os animais atacaram os visitantes”, acrescentou Zhang.

Diferentes organizações ambientalistas que haviam denunciado reiteradamente esta situação, como o Fundo Internacional para os Animais, parabenizaram pelo anúncio.

Hua Ning, membro do escritório de Pequim desta associação, garantiu que o fechamento é “um passo positivo em direção à proteção dos direitos dos animais”.

“O Governo precisa ajudar aos zoos e aquários para que cancelem atuações de entretenimento aos visitantes que causam danos aos animais”, ressaltou.

Oficialmente, o país tem 700 zoos, parques, safáris e circos com presença de animais, que cada ano recebem a visita de 150 milhões de pessoas.

O escândalo das más condições nestes recintos locais veio à tona em março, com a morte de 13 tigres siberianos – 11 deles de fome e dois sacrificados após atacar um cuidador – em um zoológico de Heilongjiang, ao nordeste da China.

No mesmo parque morreram ainda 20 animais, entre leões, camelos, macacos, avestruzes e outros espécies, devido ao inverno rigoroso que diminuiu a afluência de visitantes e, consequentemente, a diminuição da receita do zoo.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo