EnglishEspañolPortuguês

Cães conseguem saber o tamanho de outro cão apenas pelo ladrar

29 de dezembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Os cães conseguem perceber o tamanho de outro cão ouvindo apenas o seu ladrar, de acordo com um estudo recentemente publicado. Segundo o Mail Online, cientistas estudaram o comportamento de 96 cães de raças e idades diferentes. A um grupo de 24 cães foram exibidas duas imagens num écrã: uma de um cão de grande porte e a outra de um de pequenas dimensões. Durante a investigação, foram emitidos vários ladrares e os cães filmados para que os cientistas percebessem para qual das imagens eles olhavam primeiro e durante mais tempo.

Os resultados deste estudo, publicados no site do jornal PloS One, mostram que 20 dos 24 cães olham primeiro para a imagem do cão que correspondia ao latido que ouviram e durante mais tempo. A equipa de cientistas, coordenada por Péter Pongrácz, da Universidade de Eötvös Loránd, em Budapeste, Hungria, utilizado os latidos que os cães emitem quando estão protegendo a comida.

A um outro grupo de 24 cães foi-lhes mostradas silhuetas de gatos grande e pequenos ou apenas a forma geométrica, ao mesmo tempo que eram também emitidos latidos de outros cães. Todos eles se aperceberam de que as imagens eram de gatos, mesmo antes de a experiência começar. A maioria dos cães deste grupo olhou primeiro para a imagem da esquerda, o que confirma estudos anteriores que indicam que estes animais olham primeiro para a esquerda quando algo de inesperado lhes surge à frente.

Péter Pongrácz explicou que “a habilidade do cãe em ligar o latido ao cão do tamanho correspondente é um talento cognitivo complexo que até agora só tinha sido visto nos primatas”.

Fonte: Os Bichos

Você viu?

Ir para o topo