Segunda maior baleia é avistada no litoral de Santa Catarina


Baleia-fin em Quebec, Canadá (Foto: Enrique Litman/Divulgação)

Segundo maior animal existente, uma baleia-fin –ou baleia-comum–surpreendeu passageiros que faziam passeio de barco entre a praia do Rosa (Imbituba) e a ilha do Papagaio (Palhoça), ambas em Santa Catarina, no sábado passado (18).

A surpresa é porque a temporada de observação de baleias já tinha acabado, na metade de novembro; as normalmente vistas na região são baleias-francas; e assim, o passeio do fim de semana nem era com esse objetivo.

Os indivíduos da espécie baleia-fin (Balaenoptera physalus), que alcançam de 21 a 26 metros e podem pesar de 45 a 80 toneladas, segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), só perdem em tamanho para a baleia-azul.

De acordo com os biólogos do Instituto Baleia Franca (IBF), presentes no passeio de barco realizado no fim de semana, baleias desta espécie são raramente encontradas próximas às áreas costeiras. Eles acreditam que ela possa ter se aproximado da costa perseguindo cardumes de pequenos peixes. A espécie foi identificada pelo presidente do instituto, Enrique Litman.

“Nós regressávamos do passeio quando ela surgiu, saltou a poucos metros do barco e, para nossa felicidade, seguiu a embarcação e possibilitou as fotos”, comemorou ele. Estudioso dos cetáceos, Litman já havia avistado antes a baleia-fin em Quebec, no Canadá, em 2009.

A baleia-fin foi vista justamente no primeiro passeio de verão realizado pela operadora Turismo Vida Sol e Mar. “Nós estávamos na mesma embarcação em que é feita a observação de baleias francas, de julho a novembro. No verão, usamos o barco para fazer passeios às ilhas da região, mergulhos e outras opções de lazer. Foi uma feliz surpresa”, conta Litman.

De acordo com a bióloga responsável pelo IBF, Mônica Pontalti, registros como este devem ser documentados e mostram a importância dos monitoramentos costeiros de cetáceos, especialmente dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA) como foi o caso.

Fonte: Portal MS


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

COVARDIA

CRUELDADE

PROTEÇÃO ANIMAL

ALERTA

VITÓRIA

INVESTIGAÇÃO

FLÓRIDA

JAPÃO

AVANÇO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>