EnglishEspañolPortuguês

Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais oferece esterilização gratuita de cães e gatos, no RJ

23 de dezembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
A adoção é ato de solidariedade (Imagem: Reprodução/TV Globo)

O número de cães abandonados nas ruas do Rio tem aumentado e os abrigos de cães, superlotados. Para diminuir esses índices, a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA) oferece esterilização gratuita de cães e gatos, através do programa Bicho Rio.

Os centros cirúrgicos ficam no Catete, na Zona Sul, em Realengo, Guaratiba e Praça Seca, na Zona Oeste, em Coelho Neto e Vicente de Carvalho, no subúrbio e no Campo de Santana, no Centro.

Segundo Luciana Gameiro, coordenadora do programa, são realizados, por dia, 20 procedimentos cirúrgicos em cada centro. Mas, no Centro de Proteção Animal (na Fazenda Modelo, em Guaratiba) e em Bonsucesso, são realizadas 40 esterilizações diárias. São, no total, cerca de 900 cirurgias por semana.

Agendamento de cirurgias

O agendamento das cirurgias é feito somente nos centros, todas as sextas-feiras, a partir das 8h. São distribuídas senhas para os interessados. É preciso levar identidade e comprovante de residência, e cada pessoa só poderá agendar um animal por semana.

Os bichos precisam ter entre 6 meses e 6 anos, não estar no cio ou amamentando. Na Fazenda Modelo, animais acima de 6 anos poderão ser esterilizados, se previamente examinados e autorizados pelos médicos veterinários.

Confira o endereço dos centros de esterilização:

Bonsucesso: Avenida Brasil, esquina com a Rua Teixeira Ribeiro (passarela 9, próximo ao restaurante popular), RJ.

* Campo de Santana: Praça da República s/nº.
* Coelho Neto: Praça Virgínia Cidade (próximo à estação Coelho Neto do metrô)
* Jacarepaguá: Praça Seca (em frente ao banco HSBC).
* Largo do Machado: Praça Central (em frente à cabine da Polícia Militar, próximo à estação metrô).
* Realengo: Praça Padre Miguel (paralela à Avenida Santa Cruz, em frente à igreja Nossa Senhora da Conceição).
* Guaratiba: Centro de Proteção Animal, na Fazenda Modelo, na Estrada Mato Alto, 5620 (ao lado do posto de saúde Maia Bittencourt). O telefone do centro é 3402-0388.

A ONG Sozed cuida de animais de rua e os disponibiliza para adoção. A organização vive de doações e de atendimentos veterinários, e como a maioria dos abrigos de animais está superlotada.

O telefone para quem quiser ajudar ou adotar um animal, bem como ser sócio é: (21) 2273-8233 e 9328-0424.

Com informações do G1

Você viu?

Ir para o topo