EnglishEspañolPortuguês

Tartaruga gigante africana é encontrada no deserto do Arizona

22 de dezembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Vanessa Perez  (da Redação)

A tartaruga estava vivendo no Arizona por tempo suficiente para cavar duas tocas, incluindo uma que tinha 9 metros de profundidade.

As tartarugas nativas do deserto do Arizona, nos EUA, raramente crescem em excesso pois possuem, em média, cerca de 15 quilos, então imagine a surpresa dos funcionários do Departamento de pesca do Arizona quando encontraram a enorme tartaruga de 45 quilos, vivendo confortavelmente no deserto de Sonora.

Provavelmente mantido como um animal de estimação e liberado no Arizona selvagem por seu “tutor” descuidado, o réptil era uma tartaruga gigante de esporas Africana, de acordo com a Wildlife Extra News.

“Encontrar uma tartaruga exótica, deste tamanho, habitando o deserto de Sonora é um lembrete do quão importante é não introduzir quaisquer espécies exóticas no meio natural”, disse Cristina Jones do Departamento de pesca do Arizona.

Como eles são nativos do deserto do Saara, estas tartarugas gigantes estão se sentindo em casa no ambiente similar do deserto do Arizona. Mas, como muitas espécies invasoras, a sua introdução pode representar uma séria ameaça às espécies nativas.

“Devido a seu imenso tamanho, ao defender seu território, uma tartaruga de esporas Africana poderiam facilmente ferir uma tartaruga nativa do deserto”, disse Jones.

A tartaruga de esporas Africana pode atingir pouco mais de 70 quilos, o que realmente torna a maior espécie de tartaruga continental. Em comparação, a principal espécie nativa do Arizona só atinge cerca de 15 quilos, por isso as espécies nativas não teriam chances em uma batalha pelo território. Além disso, a tartaruga Africana pode alterar radicalmente a paisagem onde vive. Esta tartaruga já havia se estabelecido o tempo suficiente para construir duas tocas, incluindo um que tinha 9 metros de profundidade.

Estas tartarugas exóticas possuem vida longa e por causa da sua propensão para cavar tocas muito profundas, fica difícil sua contenção.

Encontrar apenas uma tartaruga Africana no Arizona pode ser bastante estranho, mas este foi o segundo animal encontrado neste ano. Oficiais pedem para que a população evite a libertação dos mesmos em um habitat que não lhes pertence.

Você viu?

Ir para o topo