EnglishEspañolPortuguês

Tartaruga é encontrada morta em praia de Maceió

22 de dezembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Biólogo afirma que esta é a época de reprodução para este tipo de animal

Tartaruga verde foi encontrada por pessoas que passevam na praia (Foto: Clarissa Moraes/Cortesia)

Uma tartaruga da espécie Chelonia mydas, mais conhecida como “tartaruga verde”, de 92 centímetros, foi encontrada morta na noite desta terça-feira (21) na praia de Jatiúca. A tartaruga estava boiando nas águas e foi levada pelas ondas para a beira do mar. Dois homens que passavam no momento ajudaram a desemborcar o animal, que pesa, em média, 30 quilos. Na semana passada, outra tartaruga foi encontrada morta neste mesmo trecho de praia.

De acordo com Bruno Stefanis, biólogo presidente do Instituto Biota de Conservação, esta é a época mais propícia para mortes de tartarugas. “De setembro a março as tartarugas estão em fase de reprodução e se aproximam da costa para desovar e é neste momento que elas ficam mais vulneráveis a acidente”, afirma.

Homens ajudam a virar animal, que pode ter morrido por conta de plásticos jogados no mar (Foto: Clarissa Moraes/Cortesia)

Plásticos jogados no mar, malhas de redes de pesca e espinhal de pescador são algumas das causas mais comuns das mortes destes tipo de animal no mar. “A tartaruga encontrada estava na fase adulta, em torno dos 20 ou 30 anos. Não encontramos escoriações ou marcas externas. Ela pode ter morrido após engolir plástico”, explica Bruno.

Voluntários do Instituto Biota estiveram no local para fazer o recolhimento da tartaruga. “Quando acontece este tipo de fatalidade aproveitamos para fazer a biometria e coletar material para podermos gerar pesquisas”, informou o presidente do Biota.

Época de reprodução atrai muitos animais para a costa do mar (Foto: Yannka Olímpia/Cortesia)

“Temos licença ambiental na capital no trecho que vai de Ipioca ao Pontal para a relização deste tipo de pesquisa. Se as pessoas se depararem com este tipo de situação podem acionar o instituto, através dos telefones 9115-2944, 8815-0444 e 9115-5516 que eu, Sérgio Ricardo e Valtiane Bonfim [voluntários do instituto] vamos até o local fazer o recolhimento do animal”, finalizou Bruno.

Fonte: GazetaWeb

Você viu?

Ir para o topo