Cientistas criam camundongo que é capaz de 'cantar' como um pássaro

Camundongo transgênico criado por cientistas é capaz de 'cantar' como um pássaro. (Foto: AFP/Universidade de Osaka)

Cientistas japoneses anunciaram nesta terça-feira terem criado um camundongo geneticamente modificado que pia como um passarinho. Segundo os pesquisadores, o animal pode ajudar a entender a evolução da linguagem humana.

O bicho faz parte do “Projeto de Evolução de Camundongos” da Universidade de Osaka, no qual são usados animais geneticamente alterados que são mais suscetíveis a erros de cópias em seu DNA e, portanto, a mutações.

Clique aqui para ver e ouvir o camundongo cantar

“As mutações são a força por trás da evolução. Nós cruzamos os camundongos geneticamente alterados por gerações para ver o que aconteceria”, disse o pesquisador chefe Arikuni Uchimura. “Analisamos os camundongos recém-nascidos um por um até que um dia encontramos um camundongo que estava cantando como um pássaro”, acrescentou, destacando que o animal nasceu por acaso, mas que a característica será passada para as futuras gerações.

O laboratório agora conta com mais de 100 “camundongos cantadores” para futuras pesquisas. Os cientistas esperam que eles forneçam pistas sobre como a linguagem evolui, assim como pesquisadores em outros locais estudam pássaros cantores em busca de sinais que os ajudem a entender as origens da linguagem humana. Eles descobriram que os pássaros usam diferentes sons que unem em grupos como palavras nas línguas humanas e depois as sequenciam para cantar suas “músicas”, que estão sujeitas a algumas regras linguísticas.

“Os camundongos são melhores que os pássaros para esses estudos porque são mamíferos e mais parecidos com os humanos na sua estrutura cerebral e outros aspectos biológicos”, considera Uchimura. “Estamos observando como um camundongo que emite sons novos afeta outros camundongos comuns no mesmo grupo, isto é, sua conotação social.”

“Sei que é muito difícil e as pessoas vão dizer que é ‘um absurdo’, mas faço isso com a esperança de um dia produzir um verdadeiro ‘Mickey Mouse’.”

Com informações de O Globo

Nota da Redação: Nada mais inútil e cruel do que o abuso de animais em laboratórios com finalidade “científica”. Descartar a vida de inúmeros ratos explorados como cobaias para se estudar a “evolução da linguagem humana” , transformando-os em “camundongos cantadores” , além de ser totalmente antiético, é de uma futilidade incompreensível. O que dizer de um cientista que afirma querer criar um “Mickey Mouse”? Já que parece terem se esgotado as possibilidades de torturar animais em pesquisas, a ciência volta sadicamente ao jardim da infância. Usa animais como brinquedinhos descartáveis para fazer jus à verba destinada às pesquisas, criando as mais estapafúrdias formas de exploração.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

CONSCIENTIZAÇÃO