EnglishEspañolPortuguês

Onça que foi vítima de atropelamento na Via Anhanguera (SP) voltará à natureza

20 de dezembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/EPTV

A onça parda ou suçuarana atropelada na Via Anhanguera, que se recupera na Associação Mata Ciliar, receberá amanhã (21), um radio colar e um microchip para monitoramento e identificação antes de ser levada de volta à natureza. A ação faz parte da parceria entre a CCR AutoBAn e a Mata Ciliar por meio do projeto socioambiental Guardiões da Mata.

Em entrevista coletiva à imprensa, amanhã, às 10h, representantes ONG Mata Ciliar e da CCR AutoBAn passarão as informações sobre como está o processo de reabilitação e reintegração da onça ao seu habitat natural. Na ocasião, os jornalistas poderão assistir aos procedimentos de implantação do rádio-colar e do microchip que serão realizados no animal anestesiado.

História da Anhanguera

No dia 14/9/2009 uma onça parda macho, de aproximadamente um ano, foi resgatada na altura do km 71 da Via Anhanguera após ser atropelada. A operação envolveu Corpo de Bombeiros, Associação Mata Ciliar, CCR AutoBAn, Polícia Ambiental e Defesa Civil. Com ferimentos leves — o animal que recebeu o nome Anhanguera — foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da ONG Mata Ciliar, em Jundiaí.

Foto: Reprodução/EPTV

Após mais de um ano em cativeiro, com cuidados especiais e sem contato humano, a suçuarana será encaminhada a um recinto apropriado, dentro de uma floresta da região, para que possa fortalecer seus músculos e reaprender a caçar. Depois, será definitivamente solta e seu processo de reintegração à natureza continuará sendo monitorado pelo rádio-colar via telemetria.

Guardiões da Mata

Preocupada com a preservação da biodiversidade da região no entorno do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, a CCR AutoBAn firmou parceria com a Associação Mata Ciliar por meio do Projeto Guardiões da Mata.

Nele, todo animal silvestre resgatado com vida nas rodovias é encaminhado à ONG, em Jundiaí, para ser reabilitado e reintegrado à natureza. Com o projeto, a Concessionária também atua na educação ambiental das comunidades sob sua influência a fim de contribuir para a preservação da fauna e da flora regional.

Fonte: EPTV

Você viu?

Ir para o topo