EnglishEspañolPortuguês

Lançamento do filme de animação “Vegana” reúne centenas de pessoas em SP

19 de dezembro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

No começo da noite da última sexta-feira (17), reuniram-se no Cine Belas Artes, em São Paulo, aproximadamente 250 pessoas para assistir ao lançamento do novo filme do Instituto Nina Rosa, chamado Vegana. Entre os presentes, que lotavam uma das salas do badalado Belas Artes, era notável a presença de representantes de muitos grupos que trabalham em defesa dos direitos dos animais. O clima era de perfeita comunhão.

Pouco depois das 19 horas a ativista e fundadora do Instituto que leva seu nome, Nina Rosa, pegou o microfone e falou à plateia sobre sua satisfação em ver tanta gente junta para o lançamento de seu mais novo projeto.

Um dos pontos fortes do evento aconteceu antes mesmo do início da projeção. Nina comentou muito feliz que àquela altura o filme já estaria completo no Youtube, para que todas as pessoas tivessem acesso ao trabalho, ao mesmo tempo que os ativistas presentes no Belas Artes. Ela comentou também que este é um trabalho liberado para reprodução, para cópias e para todo aquele que deseja divulgá-lo. Não é necessário pedir autorização ao Instituto.

Com esse gesto, Nina afirmou mais uma vez a intenção de seu trabalho e colocou nas mãos de todas as pessoas que se importam com os animais mais uma poderosa ferramenta de divulgação do veganismo e da ética.

Depois de ser muito aplaudida pelos ansiosos espectadores, Nina sentou-se e então foi iniciada a projeção.

Lotação máxima: aproximadamente 250 pessoas presentes

Vegana é realmente um filme tocante. Não só pela delicadeza e simplicidade de seus traços, mas também pela profundidade de sua narrativa, que conta a estória de uma adolecente e seus dilemas no dia a dia para defender os animais. Todos os animais.

Enquanto a animação era apresentada na grande tela do Belas Artes, era possível notar muitas pessoas emocionadas na plateia. E não era para menos, já que o filme é completamente imersivo e trata de forma concisa e madura muitos aspectos que, certamente, fazem parte da maioria das pessoas que ali estavam.

“— Mas e as rúculas, não tem problema nenhum matar estas pobres rúculas?” – frase do pai de Luka, a menina em torno da qual a estória gira. Com este e outros momentos cômicos, Vegana envolve de forma didática e, certamente, será uma poderosa ferramenta para aproximar o veganismo das crianças de todas as idades.

Cinquenta e cinco minutos depois do início de seu lançamento, Vegana foi aplaudido de pé por boa parte dos presentes. Nina agradeceu e enfatizou novamente a importância da divulgação desse trabalho, de agora em diante.

Se você se importa com os animais, Vegana é um filme indispensável.

Assista aqui ao episódio “Inspiração”.

Vegana, um filme do Instituto Nina Rosa

Sinopse: Luka é uma adolescente de 16 anos que aprendeu com sua tia Vera o valor e o respeito por cada ser vivo. Ela movimenta a família e a escola com suas restrições à exploração animal. Ela conseguirá fazer com que até seu pai, um homem resistente a novas ideias e às mudanças de hábitos, repense alguns valores e práticas.

Ficha Técnica:
Gênero: Animação
Duração: 55 minutos
Ano de Lançamento: 2010
Classificação indicativa: 12 anos
Argumento e Roteiro: Instituto Nina Rosa
Produção Executiva e Realização: Instituto Nina Rosa
Direção: Airon Barreto
Estúdio: Cosmic Cartoons
Produção: Deise Ueda
Música: Fernando Feresin e Caio Petrônio
Dublagem: Mauro Castro (Reinaldo – pai da Luka), Selma Egrei (Ana – Mãe da Luka), Priscila Tessuto (Luka), Gabriela Veiga (Bia) e Fernando Fanitelli (Veterinário), Nina Rosa – tia.

Fonte: Vista-se

Você viu?

Ir para o topo