Tartaruga cabeçuda encontrada em Araquari é devolvida ao mar em Florianópolis (SC)


A tartaruga encalhou em Araquari no início deste mês. Foto: Diego Redel

A tartaruga macho encontrada encalhada em Araquari, no Litoral Norte de Santa Catarina, foi devolvida ao mar neste sábado. A libertação do animal de 101 quilos começou às 9h30min. Demorou cerca de meia hora para que a tartaruga chegasse ao mar da Barra da Lagoa sob o som de aplausos de quase 200 pessoas que assistiam a operação.

Integrantes do Projeto Tamar cuidaram da tartaruga cabeçuda encontrada encalhada e com uma linha de pesca saindo pela cloaca. O coordenador técnico e biólogo Gustavo Stahelin disse que uma radiografia confirmou um anzol no esôfago do animal.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, quando encontrado, o animal estava debilitado. Foi preciso fazer uma cirurgia para retirada o anzol e deixá-lo em observação para ver se a recuperação seria plena.

Outra intervenção foi a fixação de um transmissor no casco da tartaruga. O equipamento foi obtido graças a uma parceria com a Administração Norte-americana de Oceanos e Atmosfera.

Os cientistas esperam descobrir informações sobre o modo de vida da tartaruga cabeçuda. No mundo todo, são bem escassos dados sobre rotas migratórias e hábitos alimentares dos machos. Por não serem encontrados é bastante difícil estudá-los.

Fonte: Diário Catarinense


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ÍNDIA

RESGATE

ASFIXIA

NECROPSIA

SAUDADE

MAUS-TRATOS

FAMINTOS

SAÚDE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>