EnglishEspañolPortuguês

Dez espécies de animais descobertas em 2010

17 de dezembro de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

Apesar de uma espécie desaparecer da face da Terra a cada 20 minutos, segundo cálculos de entidades ambientais, a ciência vem se esforçando para encontrar seres vivos ainda desconhecidos. A seguir, você vai ver uma seleção de dez animais descobertos em 2010. Alguns já haviam sido avistados antes, mas não existiam dados suficientes para a confirmação de que eram espécies novas.

O ano de 2010 revelou muitos novos insetos, uma variedade de sapos, rãs e salamandras já ameaçados de extinção, um mamífero carnívoro (há 24 anos não se descobria um novo) e 5 mil espécies de seres vivos marinhos, graças a dez anos do projeto Censo Marinho. Veja alguns animais descobertos neste ano:

Macaco sauá

(Foto: Javier García)

A nova espécie de macaco sauá, Callicebus caquetensi, foi encontrada na Amazônia colombiana. Há 30 anos, cientistas já falavam desta possível nova espécie, mas a guerrilha do narcotráfico na região impedia que pesquisadores entrassem na florestas para investigar. A notícia ruim é que o macaquinho está muito ameaçado de extinção.

Formiga marciana

(Foto: Christian Rabeling)

A formiga da espécie Martialis heureka é cega e descolorida, especialmente adaptada para viver embaixo da terra. Ela foi descoberta na sede da Embrapa Amazônia, a 28 km da cidade de Manaus. Faz parte de uma grande pesquisa para identificação de espécies amazônicas.

Sapo que não quer ser girino

(Foto: Robin Moore/ iLCP)

Num esforço de cientistas para encontrar espécies desaparecidas de sapos e rãs – estes animais são muito sensíveis às mudanças ambientais – eles descobriram este sapo do gênero Rhinella também na Colômbia. Este animal, diferente de outros sapos, pula a fase de girino, bota os ovos na floresta e seus filhotes já nascem como pequenos sapos.

Lagosta cabeluda

(Foto: Reprodução/ New Scientist)

A descoberta desta lagosta peluda foi anunciada este ano junto com mais 5 mil novas espécies, fruto de uma década de trabalho no projeto Censo Marinho.

Mais um lêmure

(Foto: Conservation International)

Existem mais de 100 tipos de lêmures, e todos vivem nas selvas que ainda restam em Madagascar e estão ameaçados de extinção. Esta nova espécie, com faixas pretas na cabeça formando o desenho de um “Y” até as costas, foi anunciada recentemente pela ONG Conservation International.

Macaco de nariz arrebitado

(Foto: Thomas Geissmann)

Este primata foi encontrado nas florestas de Mianmar e chama atenção pelo formato de seu nariz. A população local diz que a chuva faz encher o canal nasal do macaco, fazendo com que fique espirrando descontroladamente. Ambientalistas acreditam que restem apenas 300 exemplares de Rhinopithecus strykeri vivos.

Peixe-vampiro

(Fotos: Reprodução)

Encontrado na região de Mianmar, o Danionella dracula leva o apelido de “peixe-vampiro” porque os machos da espécie tem dois longos caninos. Eles usam essa adaptação para brigar com outros machos.

Rã transparente

(Foto: Reprodução)

Uma equipe de cientistas descobriu no Equador uma espécie de rã translúcida. Por viver em uma área de grande desmatamento, o animal já corre risco de extinção.

Verme marinho

(Foto: Reprodução/ New Scientist)

Este animal foi descoberto em mergulhos a mais de 3 mil metros de profundidade entre Indonésia e Filipinas. A espécie Teuthidodrilus samae tem muitos tentáculos e estruturas sensoriais na cabeça.

Novo peixe

(Foto: Reprodução/ New Scientist)

A espécie da família Lepiridae foi descoberta no sudeste do Oceano Pacífico, entre Peru e Chile por uma equipe de pesquisa odres britânicos e japoneses. O animal tem hábitos reclusos e prefere ficar escondido em pedras.

Fonte: Galileu

Você viu?

Ir para o topo