EnglishEspañolPortuguês

Cachorrinho-do-mato morre atropelado em estrada de Barra Bonita (SP)

17 de dezembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Ronaldo A Grigolato
[email protected]
Foto ilustrativa

Ontem à noite, minutos antes das 23 horas, encontrei um cachorrinho-do-mato (graxaim do mato) atropelado na Avenida João Paulo (sentido centro/bairro), cerca de 300 metros do início do Jardim dos Ypês (Barra Bonita – SP). Era bem jovenzinho. Assim que o avistei no asfalto, retornei e o retirei do local colocando-o sobre a grama no canteiro central.

Ele estava todo molhando em razão da chuva que caia. Hoje cedo passei por lá e ele estava no lugar onde o coloquei. Provavelmente alguma entidade deve fazer estatísticas a respeito da região onde eles habitam e também sobre atropelamentos, porém desconheço.

Tragédias como esta ocorrem por causa da fragmentação do habitat por estradas onde motoristas não respeitam os limites de velocidade e os animais precisam se deslocar entre os fragmentos de florestas para procurar comida, especialmente quando têm que comer mais para poderem amamentar seus filhotes.

Dados da espécie:

Graxaim-do-Mato (Cerdocyon thous)

Ordem: Carnivora Família: Canidae

Características: é o canídeo mais comum do Estado; pelagem geral formada por pêlos cinza-claros, amarelados na base, sendo os da linha dorsal mais escuros, formando uma faixa dorsal preta que estende-se da nuca à ponta da cauda. A extremidade dorsal das patas também é preta, o que o distingue do graxaim-do-campo. Durante o dia costuma esconder-se em matas fechadas ou em grandes moitas de capim, tornando-se ativo à noite.

Habitat: regiões florestadas, podendo também freqüentar áreas campestres.
Distribuição Geográfica: Venezuela, Colômbia, Guianas, Uruguai, norte da argentina e sudeste da Bolívia; norte e nordeste do Brasil até o Rio Grande do Sul.

Alimentação: insetos, pequenos vertebrados (especialmente roedores) e frutos.

Reprodução: reproduz-se durante o ano todo, mas principalmente durante a primavera (setembro a dezembro). O período de gestação é de 52 a 59 dias. A fêmea geralmente tem 05 filhotes por parto, que são amamentados até os três meses de vida.

Você viu?

Ir para o topo