Prefeitura de Ijuí (RS) compromete-se em criar ações de combate ao abandono de animais


Em reunião no gabinete do prefeito de Ijuí (RS) na manhã desta quarta-feira (15), entidades, vereadores e o executivo municipal chegaram a um consenso em relação às ações que serão realizadas para tratar a questão dos animais abandonados da cidade.

“Construímos nestas audiências uma série de propostas que englobam vários aspectos relacionados aos direitos dos animais, mas também relacionados a questões de saúde e meio ambiente. Entendíamos que este era o momento de ampliar o debate e propor uma legislação mais ampla, mais abrangente do que a simples criação da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), como quer o executivo. Essa era a nossa proposta”, explicou a vereadora do PC do B e presidente da comissão, Rosane Simon.

Por outro lado, o prefeito Fioravante Ballin reforçou a necessidade de aprovação da lei que cria a UVZ. Por fim o consenso foi criado com a proposta de que os vereadores aprovem a criação da UVZ. O executivo se comprometeu a construir um a agenda de diálogo com as entidades para implementar as demais ações propostas. As principais revindicações são ações de castração e chipagem dos animais e também campanhas educativas sobre guarda responsável e adoção de animais. O legislativo e o executivo se comprometeram também a encaminhar a reestruturação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, incluindo nele o tema da saúde e bem estar animal e as entidades que tratam desta questão.

“Acho que esta reunião foi um sucesso porque chegamos a um entendimento construindo um espaço de diálogo que nos possibilitará avançar. Quero seguir acompanhando este debate e contribuindo com as entidades para que o município amplie os serviços e implemente as ações que a questão e a sociedade demandam”, concluiu  a vereadora Rosane Simon.

Estiveram presentes o prefeito Fioravante Ballin, o vice-prefeito Ubirajara Teixeira, os vereadores Rosane Simon, Rubens Jagmin e Gladimir Ribeiro, representantes da Associação dos Amigos dos Animais de Ijuí (AAAI), da Associação dos Protetores da Vida (APV) e da UNIJUI.

Com informações da assessoria da vereadora Rosana Simon


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SUSTENTABILIDADE

NEGLIGÊNCIA

SOFRIMENTO

PORTO ALEGRE (RS)

INSENSIBILIDADE

GOIÂNIA (GO)

MÉXICO

ACIDENTE

AMOR


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>