EnglishEspañolPortuguês

Animais sofrem com o abandono em Taubaté (SP)

16 de dezembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Nessa época do ano o número de animais abandonados triplica na cidade. Olha de um lado, do outro. Procura daqui, dali, mas nada de encontrar o tutor infiel. Assim, jogados ao abandono, os cães se multiplicam em Taubaté, interior de  SP.

Um deles foi deixado dentro da casa da artista plástica Maria Lúcia Tiyoni, que já dá carinho comida e moradia para 15 animais. “Eu abri a janela e o labrador estava no corredor. Aí eu corri, fechei a porta, pulei a janela e coloquei ele para fora para não sair briga”, explicou.

Veja o vídeo.

No período de festas, muita gente vai viajar e deixa para trás o animal de estimação. Parte deles é solta nas ruas pelos próprios tutores. Como não estão acostumados a conviver na rua, muitos se tornam vítimas, por exemplo, de atropelamento.

Essa prática é considera é pela lei como maus-tratos. E se a pessoa for flagrada abandonando o animal, ela pode receber uma multa entre R$ 100 e R$ 500. Sem lar, cães e gatos são recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses. O problema é que a unidade já está operando com 64 animais além da capacidade, que é de 300 indivíduos.

Por conta disso, eles precisam dividir espaço em canis coletivos. E não há condições de abrigar mais cachorros. “É muito difícil, porque o animal tem uma sociabilização completamente diferente. Quando ele vai para rua ele fica totalmente perdido. Ele não sabe pegar comida sozinho, vai acabar ficando com muito medo. Tem vezes que a pessoa vai tentar ajudar o animal e ele ataca, mas não porque ele é agressivo, é porque é um grau de medo excessivo”, explicou a veterinária do CCZ, Milene Yemini.

No CCZ, eles esperam ansiosos por um tutor. A adoção seria o melhor presente de natal para quem foi abandonado. A chance de ter um amigo cheio de amor para dar e que nunca vai deixar o tutor para trás. “É gostoso, prazeroso, pegar, cuidar. Pelo amor que eles me dão, eu não troco por nada”, disse a artista plástica.

Se você quiser adotar um animal, em Taubaté, todo sábado tem feira de adoção na Praça Dom Epaminondas.

Fonte: VNews

Você viu?

Ir para o topo