EnglishEspañolPortuguês

II Mostra Fotográfica e calendário Vira-Latas de Raça serão lançados esta semana

14 de dezembro de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

No dia 17 de dezembro a Galeria Júlio Ribeiro será o cenário do coquetel de lançamento da II Mostra Fotográfica Vira-Latas de Raça e do calendário de mesmo nome.

Petit e Caximbo

Em seu segundo ano, a ação em prol dos animais transformou-se em projeto e conta mais uma vez com a colaboração dos fotógrafos Bernardo Sardi (responsável pelas fotos do calendário) e Caximbo, do escritor e jornalista Paulo Briguet e muitos outros fotógrafos e voluntários.

O fotógrafo do calendário Bernardo Sardi e Petit

Projeto Vira-Latas de Raça: da ação de sucesso à criação de um projeto

O projeto Vira-Latas de Raça nasceu da inquietude de um grupo de voluntários da ONG SOS Vida Animal que, cientes do problema da superpopulação de animais de rua e suas consequências alarmantes, discutiam uma nova forma de conscientizar a população a respeito da guarda responsável de animais.

A causa, a princípio discutida informalmente por Marianna Nogueira (ex-presidente da SOS Vida Animal) e Bianca Pozzi (Empresária), ganhou reforço quando a dupla dividiu a inquietação com o fotógrafo londrinense Bernardo Sardi ,que se propôs a fazer as fotos. Com os modelos e fotógrafo a postos só faltava o estúdio, que foi gentilmente cedido pelo fotógrafo Caximbo.

Com as fotos em mãos, era hora de começar a dar forma às ações e também de se fazer o encontro com a funcionaria pública Ana Maria Ventura, já conhecida de Marianna por adotar e tratar adequadamente uma quantidade grande de animais: ao todo são 30 cachorros e 7 gatos sob sua guarda. Ana Maria intermediou o contato entre Marianna e a agência de comunicação Imageria, que aderiu a ideia e se propôs a desenvolver o projeto gráfico, o conteúdo e as atividades de assessoria de imprensa referentes ao lançamento do calendário.

Finalizando a série de encontros bem sucedidos, o grupo conseguiu o apoio do escritor e jornalista Paulo Briguet, que gentilmente produziu um texto para o calendário contando um pouco sobre sua experiência de adoção.
O Calendário Vira-Latas de Raça 2010 foi um sucesso de vendas e repercussão, o que impulsionou suas idealizadoras a transformar a ação de sucesso em um projeto constituído por uma série de ações integradas, com o objetivo de conscientizar a população da importância da guarda responsável.
Em 2011, o Projeto Vira-Latas de Raça amplia seu leque de atuação com ações previstas para todo o ano: traz propostas para criação de mutirões de castração, criação de material educativo impresso e de web, de mídias sociais para discussão do assunto, entre outros.

De acordo com a nova proposta, o calendário 2011 terá um novo tema a cada edição. O tema escolhido para 2011 é “O envelhecimento saudável dos animais”: assim como os seres humanos, os animais precisam de muito carinho e paciência de seus tutores durante essa fase da vida. A escolha do tema é resultado da observação de muitos casos de abandono de animais senis e o calendário propõe uma reflexão a respeito da forma como tratamos a vida.

Mais do que um ato de amor aos animais, o “Projeto Vira-Latas de Raça” apresenta um caráter social importantíssimo. Cerca de 500 milhões de cães vivem em situação de abandono no mundo. Em Londrina, aproximadamente 30.000 animais estão nas ruas e se reproduzem de forma descontrolada, fator que agrava ainda mais o problema da superpopulação.

Além disso, a  todo momento cães e gatos são abandonados e maltratados porque o homem ainda não aprendeu a cuidar deles. Milhões de animais são mortos a cada ano por falta de lares; ao mesmo tempo, outros milhões são criados para venda em lojas. Assim, novas ninhadas são trazidas a um mundo que ainda mostra-se indiferente ao seu sofrimento, e por isso, os descarta.
Os abrigos estão sempre lotados. Não há gente o suficiente, nem dinheiro no mundo que poderá recolher e cuidar de tantos cães e gatos rejeitados por suas famílias. O projeto Vira-Latas de Raça não quer apenas chamar a atenção para o problema: o objetivo é a busca de soluções coerentes e fundamentadas na educação e no respeito.

Em 2010 o projeto contou com patrocínio da Brazilian Pet Foods, Imageria Comunicação, Midiograf, Teixeira Holzmann e Vencofarma, além do apoio do Atelier Bianca Pozzi, Depósito de Madeiras Luzitano, Ice Cola e Londrina Convention Visitors & Bureau.

Os calendários estarão disponíveis na página do projeto a partir do dia 20/12/2010.

Serviço
II Mostra Vira-Latas de Raça e lançamento do calendário Vira-Latas de Raça
Data: 17/12/2010
Local: Galeria Júlio Ribeiro – Av. Maringá 2400 (Londrina, PR)
Horário: a partir das 19:30h
Fotos: Bernardo Sardi e Divulgação
Evento fechado

Você viu?

Ir para o topo