EnglishEspañolPortuguês

Ave 'soldadinho-do-araripe' ganha nova unidade de conservação na Chapada do Araripe (CE)

14 de dezembro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Uma unidade de conservação de proteção integral está sendo criada no Cariri, na área da encosta da Chapada do Araripe, que insere os municípios de Crato, Barbalha e Missão Velha (CE). A área é o habitat principal do soldadinho-do-araripe, ave em extinção que tem sido o principal indicativo da preservação dessas áreas e continuidade da espécie, existente apenas no Estado do Ceará. O trabalho ganhou impulso na última semana, com a vinda de técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A unidade irá garantir a preservação do que ainda resta de mata atlântica na região do Cariri.

Parceria

Foi exatamente na semana em que se completa 14 anos de descobrimento da espécie na região da Chapada que a novidade chegou à região. Órgãos parceiros como a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), que atua há 14 anos no Estado, têm feito um trabalho com vários técnicos na busca da preservação da espécie. A ONG é uma das principais instituições que têm repassado subsídios para o órgão federal.

Durante o próximo ano, segundo o biólogo da Aquasis, Weber Girão, será feito todo o levantamento necessário junto com o ICMBio, no intuito de fornecer esses dados para o encaminhamento do processo que deverá ser repassado para a Casa Civil, junto ao Governo Federal. Mas até lá, diz Weber, será feito um trabalho junto às comunidades no sentido de conscientizar e mostrar a finalidade de criação dessa unidade.

Na verdade, segundo ele, já se está fazendo esse trabalho. O biólogo ressalta que é justamente essa área onde está concentrado o maior número de aves da espécie. Atualmente, segundo a Aquasis, estão quantificados 177 casais do pássaro. Isso, sem contar com os filhotes.

Importância

Mas para se chegar a um número que possa garantir a preservação de espécie, são necessários pelo menos 500. E que essa área não seja dividida. “Por isso é de grande importância a criação dessa unidade, por conta da preservação desse habitat natural da espécie”, diz ele. É também a área que engloba o maior número de fontes e, consequentemente, de maior preservação de zonas de aquífero.

O limite da área a fazer parte da unidade também será debatido junto à comunidade local. Este trecho poderá chegar a 31 quilômetros quadrados ou 3.100 hectares. É a estimativa dada por Weber Girão, mas esse fator está dentro do processo de discussão e de decisão junto à comunidade, já que o espaço dentro da Área de Proteção Ambiental (APA), da Chapada do Araripe, está nas mãos da iniciativa privada, mesmo dentro de critérios de sustentabilidade.

A proposta de criação da Unidade partiu de diversas entidades ligadas ao meio ambiente da região há mais de um ano. Entre elas se inclui a representação da Floresta Nacional do Araripe (Flona), Cogerh, Semace e Aquasis. Todas as áreas tiveram a visita das técnicas Gabriela Leonhartdt, analista ambiental, e de Eliane Corbucci.

A Aquasis está finalizando o segundo plano de conservação do soldadinho-do-araripe. A área onde poderá ser delimitada a unidade é coroada com a existência do pássaro, a única restrita ao Estado e a mais ameaçada de extinção global.

Caso isso ocorra, será a primeira espécie globalmente extinta no Estado e segunda no Nordeste, depois do mutum, extinto em Alagoas.

Mais informações

Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), SESC Iparana, Caucaia
http://www.aquasis.org (85) 3318.4911

Fonte: Diário do Nordeste

Você viu?

Ir para o topo