EnglishEspañolPortuguês

Homem mata cão da vizinha e é condenado a três anos de prisão

14 de dezembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Por Danielle Bohnen (da Redação)

Em agosto deste ano, o cão Cuqui, mestiço de pequinês com shitzu, de 3 anos, foi covardemente assassinado pelo vizinho de sua tutora, em San Juan, Porto Rico.

Segundo a tutora, Gloria Barreto, como de costume, abriu o portão de sua casa para que Cuqui pudesse sair para passear, mas não se deu conta de que o cão subiu as escadas da casa vizinha.“Vi o vizinho na varanda segurando alguma coisa e escutei o tiro. Meu cachorro saiu correndo gritando em terrível desespero até chegar aos meus pés”, relata Barreto.

Edgar Valderrama González acertou o pequeno Cuqui com um rifle que costumava usar para atirar em lagartos e pombas.

“Quando o peguei em meus braços, saiu excremento e urina, logo depois morreu. Procuramos em seu corpinho algum sinal do que poderia ter acontecido, até que vimos um buraco de onde saía sangue. O tiro perfurou o fígado, o pulmão e o coração”, lembra Barreto.

De acordo com a tutora, Cuqui havia sido abandonado amarrado em um pátio com outra cachorra há alguns anos e ela os adotou.

Quando Barreto foi pedir explicações ao assassino, este respondeu sem demonstrar o menor arrependimento: “O matei porque, se tivesse cruzado com minha cachorra, que custa 1.500,00 dólares, você não me pagaria! E se o cão estiver vivo e subir de novo minha escada, eu volto e mato!”

Edgar Valderrama González. Foto: José Rodríguez/END

Conforme o jornal El Nuevo Dia, Cuqui foi até o apartamento da vizinha porque a cadela pit bull estava no cio.

Gloria Barreto denunciou o assassinato junto à polícia, onde foi recebida pelo agente Luiz Mendez q,ue tomou as medidas cabíveis de acordo com a Lei 154 de Bem-Estar e Proteção Animal.

Ao chegar no apartamento do assassino, este confessou o crime. Na mesmo hora, teve a pistola e balas apreendidas e foi levado preso. Porém, foi solto mediante pagamento de 300,00 dólares de fiança.

No início deste mês, Edgar Valderrama González, de 26 anos, se declarou culpado pela morte do cão Cuqui. A pena será de no mínimo três anos de prisão. Gonzalez se declarou culpado para evitar prisão em regime fechado de no mínimo 12 anos por maus-tratos a animais. O juiz decretou início da sentença para 19 de janeiro.

Veja o vídeo da reportagem:

Você viu?

Ir para o topo