EnglishEspañolPortuguês

Baleias podem ingerir meio milhão de calorias em um único gole

13 de dezembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Foto:Reprodução/Hype Science

Segundo uma nova pesquisa, a estratégia de alimentação filtrada de baleias azuis, os maiores animais da Terra, pode explicar o seu tamanho enorme.

Não só a azul, como algumas outras espécies de baleias, se alimentam engolindo enormes quantidades de água, e em seguida filtrando as suas refeições – muitas vezes, minúsculos crustáceos chamados krill – através de placas feitas de queratina, uma proteína encontrada no cabelo, nas unhas e nas penas.

O estudo descobriu que uma única porção de comida engolida pelas baleias pode conter 457.000 calorias, 240 vezes mais energia do que elas queimam quando pegam essa comida.

Uma equipe de pesquisadores calculou a eficiência de comer desta forma. A matemática obtida sustenta a hipótese de longa data de que as baleias de barbatanas são muito mais eficientes em se alimentar do que seus parentes menores, as baleias dentadas, que caçam presas individuais.

Embora a descoberta não seja uma surpresa, a eficiência das baleias de barbatana não tem precedentes no reino animal. Quando elas tomam um gole de água, enchem a boca com uma quantidade de água igual à sua própria massa corporal. Não há nenhuma criatura que chegue perto de fazer isso.

Essas baleias podem comer uma quantidade enorme de alimento em um único gole, mas o esforço é sem dúvida desgastante. Os animais mergulham, investem contra muitos krills, abrem a boca a 80 graus e se inflam como um pára-quedas conforme a água jorra dentro de seu corpo. Isso cria uma resistência, que reduz a velocidade da baleia. Segundo os pesquisadores, as baleias podem fazer até seis investidas em um mergulho.

Para descobrir quanta energia as baleias usam quando mergulham, os pesquisadores registraram 200 mergulhos entre 2002 e 2007. Através de gravações dos sons das baleias, feitos à medida que elas mergulhavam na água, os cientistas calcularam a sua velocidade.

Um especialista em aerodinâmica de pára-quedas ajudou a elaborar as forças que atuam sobre as baleias. Em última análise, os pesquisadores calcularam que as baleias gastam 1.900 calorias em uma única investida.

Os pesquisadores também mediram os ossos da mandíbula de baleias em museus para estimar o volume da boca delas. Eles combinaram os valores com a densidade média de krills a fim de determinar quanta energia as baleias capturam em um gole. A resposta foi cerca de 457.000 calorias.

Os cientistas admitem que elas estão fazendo algo energeticamente muito caro, mas estão estão recebendo uma recompensa enorme também.

Fonte:Hype Science

Você viu?

Ir para o topo