EnglishEspañolPortuguês

Utilização de elefantes para passeios de montaria pode estar com os dias contados, na Índia

11 de dezembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato  (da Redação)

Os passeios montados em elefantes, há muito tempo apresentados como “atração” turística de Amber Fort, estão para acabar muito em breve. Existem cerca de 100 elefantes na região, forçados a levar pessoas a pontos altos de vista panorâmica.

Elefantes são covardemente explorados (Foto: s/c)

O elefante foi considerado animal nativo da Índia pelo Ministério de Floresta e Meio Ambiente. Enquanto elefantes selvagens continuam sob o Artigo Primeiro do Ato de Proteção à Vida Selvagem, de 1972, elefantes aprisionados contam também com o Ato de Prevenção à Crueldade com Animais.

Para protegê-los de qualquer tipo de abuso, uma força-tarefa enviou uma proposta ao Ministério de Floresta e Meio Ambiente, que acatou a ideia de que as montarias em elefante de Amber Fort devem acabar. O Rajasthan Forest Department logo dará seguimento às instruções, mas, por enquanto, os oficiais procedem apenas registrando os animais.

Mesmo com leis de bem-estar, os animais continuam em situações precárias, são espancados e maltratados por seus tratadores para que trabalhem mais. Além do incomensurável sofrimento causado aos animais, isso também provocou problemas turísticos no passado, quando um visitante se feriu. Em outro incidente, uma elefante fêmea fugiu para as colinas de mata ao redor de Amber Fort e acabou morrendo sob tentativas da polícia de levá-la de volta.

As informações são do site Rang 7.

Você viu?

Ir para o topo