EnglishEspañolPortuguês

Centenas de pôneis estão sendo mortos para servir de comida a animais confinados em zoos

11 de dezembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato  (da Redação)

Centenas de pôneis saudáveis estão sendo mortos e vendidos para zoológicos alimentarem seus animais, pois uma desvalorização da raça no mercado deixou seus criadores à beira da falência.

Mais de 700 pôneis de Dartmoors, na Inglaterra, foram mortos nos últimos doze meses, já que os criadores têm reduzido suas despesas e diminuído o número de animais.

Em 1980, a população desses animais era de 30 mil, mas esse ano, eles não passam de 1.500.

Segundo informações do jornal “Daily Mail”, dos 700 que foram mortos recentemente, 100 eram potros saudáveis que os cruéis criadores não conseguiram vender devido à recessão do mercado. Os outros, eram animais mais idosos que foram mandados para a morte porque eram os menos “úteis” e os criadores queriam diminuir a criação.

Um potro saudável é normalmente vendido para escolas de equitação ou cavaleiros, por £100, mas a demanda tem sido baixíssima nesse período de crise.

Andrew Goatman, de South Brent, Devon, Reino Unido, disse que vendia cerca de 100 pôneis de Dartmoors por ano, mas que atualmente a criação de Dartmoors pode chegar à extinção caso a taxa de abates não diminua. “Podemos acabar com a raça em pouco tempo, o mercado foi cruel para pôneis esse ano. Para os que não podem ser vendidos, é melhor um tiro na cabeça do que acabar no fundo de quintal de alguém que quer um objeto decorativo. A Natural England já recomendou que os criadores diminuam suas manadas.”

Cerca de 250 animais mortos por Goatman foram enviados a zoológicos de todo o país, onde são servidos como alimento para leões e tigres.

Nota da Redação: Esses animais criados para serem vendidos são vítimas de um negócio sujo, que existe às custas do sofrimento  e da exploração de suas vidas para a reprodução, atendendo aos interesses perversos humanos e nada mais. Não bastasse essa humilhação a que são impostos, os humanos agora lhe oferecem como comida a outros animais, pobres seres confinados, também vítimas da exploração. As autoridades que permitem tal prática não se sentem envergonhadas? Não são acometidas ao menos por um lampejo de lucidez? Será que não resta nada de verdadeiramente digno nesta coisa repulsiva que se tornaram os humanos?

Você viu?

Ir para o topo