EnglishEspañolPortuguês

Guia apresenta espécies ainda encontradas na Mata Atlântica

9 de dezembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Muitas pessoas certamente já viram um tico-tico (Zonotrichia capensis) ou ao menos ouviram um bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) cantar seu próprio nome em suas algazarras matinais. Mas seguramente são poucos os que tiveram o privilégio ver ou ouvir um araçari-banana (Pteroglossus bailloni).

E essa é apenas uma das espécies singulares que integram o Guia de Aves Mata Atlântica Paulista – Serra do Mar e Serra de Paranapiacaba, idealizado pela Fundação Florestal (vinculada a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA) e WWF-Brasil, com apoio do HSBC.

O melhor da história é que a publicação – criada com o objetivo de incentivar a prática da observação de aves –, aconteceu simultaneamente à assinatura de um convênio entre o Governo do Estado de São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ontem, para recuperação socioambiental da Serra do Mar e sistemas mosaicos da Mata Atlântica.

O guia foi pensado para ajudar todos os observadores, iniciantes ou mais experientes, a descobrir e desfrutar a riqueza multicolorida das aves dessas áreas protegidas. O livro apresenta uma lista de 48 espécies, com belas fotos, informações sobre o seu habitat, ocorrência e características. Traz, ainda, orientações para os observadores, como quais equipamentos utilizar, os cuidados necessários e como ajudar a proteger as aves.

Fonte: EPTV

Você viu?

Ir para o topo