EnglishEspañolPortuguês

Aumenta a soltura de tartarugas marinhas em Yucatán, no México

7 de dezembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Por Danielle Bohnen (da Redação)

A libertação de tartarugas marinhas nos acampamentos instalados na costa de Yucatan, no México, registrou crescimento de mais de 5% no período de 31 de outubro de 2009 ao 30 de setembro de 2010.

Foto: Tomada de seduma.yucatan.gob.mx

De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, do dia 31 de outubro de 2008 a 30 de setembro de 2009 foram libertadas 100.671 filhotes de tartarugas que nasceram em 1.400 ninhos preservados pela entidade.

Em 2009-2010, a cifra chegou aos 105.700 filhotes que nasceram em 1.590 ninhos protegidos pelas autoridades ambientais estatais e federais junto a organizações civis. Os acampamentos de preservação da tartaruga marinha encontram-se em reservas protegidas de El Palmar, Dzilam de Bravo, Telchac Puerto, Celestún, Las Coloradas, El Cuyo y el Parque Marino Nacional Arrecife Alacranes.

O aumento que ocorreu neste último ano representa um dos ciclos mais produtivos quanto à libertação de filhotes de tartaruga marinha, mesmo que alguns acampamentos tenham tido uma queda significativa em comparação com outros ciclos.

Os acampamentos, coordenados pelas autoridades, somam mais de 180 quilômetros de costa, monitorados e protegidos para que os ovos não sejam roubados para serem vendidos no comércio ilegal e, também, para serem protegidos de predadores.

Na península de Yucatán existem três espécies e no litoral do Estado de mesmo nome; registram-se as espécies de Carey (Eretmochelys imbricata) e Branca (Chelonia mydas). Mesmo assim, já foram vistas, no mesmo local, outras espécies de tartaruga marinha que usam a parte continental para passar entre os refúgios de alimentação e reprodução.

As  informações são do jornal Milenio.

Você viu?

Ir para o topo