EnglishEspañolPortuguês

Nível de oxigênio começa a voltar ao normal no Rio dos Sinos (RS) após mortandade de peixes

5 de dezembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Peixes foram encontrados agonizando na manha de quarta (Foto: Ronaldo Bernardi)

O nível de oxigênio do Rio dos Sinos está voltando ao normal, foi o que apontaram as últimas medições feitas neste sábado. Em Parobé e Sapiranga, o nível de oxigênio já é considerado quase normal.

Na quarta-feira, nestes mesmos pontos, o nível era muito baixo. A estimativa do Companhia Ambiental Metropolitana da Brigada Militar é de que cerca de 17 toneladas de peixes tenham morrido desde terça-feira. O capitão Rodrigo Gonçalves dos Santos acredita que nos próximos dias a chamada pluma poluidora diminua.

Até o momento, sete indústrias e um aterro sanitário, com suspeitas de irregularidades ambientais, foram vistoriados. A fiscalização marcada para este final de semana teve de ser adiada, já que os estabelecimentos estavam fechados.

Entenda o caso:

Por volta das 6h30min de quarta-feira, foram encontrados os primeiros peixes mortos boiando próximo à Estrada da Integração, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente abriu uma investigação para apurar as substâncias que podem ter sido despejadas no Rio dos Sinos.

No início de novembro, cerca de 10 mil peixes podem ter morrido por causa de produtos químicos no trecho entre Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Fonte: Pioneiro

Você viu?

Ir para o topo