EnglishEspañolPortuguês

Vinte ninhos de japuíra são encontrados em avenida de Cuiabá (MT)

3 de dezembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Cerca de vinte ninhos do pássaro japuíra, típico do Pantanal, podem ser vistos em um condomínio localizado na avenida Fernando Corrêa, em Cuiabá (MT). Com penas brancas e amarelas e de olhos azuis, as aves dessa espécie são caracterizadas por fazer ninhos em grandes quantidades em um mesmo espaço e, principalmente por ser grandes imitadores de sons, inclusive do canto de outros pássaros.

A ave pode ser encontrada no Cerrado, na Amazônia e no Pantanal, os três biomas de Mato Grosso, de acordo com o doutor em Ecologia Dalci Oliveira, do Departamento de Biologia e Zoologia da Universidade Federal de Mato Grosso.

“Com as alterações feitas nas áreas naturais, a tendência é que essa ave procure outro ambiente para fazer seus ninhos”, disse Oliveira, que estuda aves há mais de 30 anos.

O professor disse ainda que as duas condições para a ave mudar de habitat são boa área para fazer ninho e possibilidade de o animal encontrar alimento. Em relação aos barulhos da cidade, Oliveira afirmou que, mesmo não sendo a situação ideal, a ave acaba se acostumando.

Uma característica interessante da japuíra é a capacidade de imitar sons, que vão desde o canto de outras aves ao choro de bebê. “Esse pássaro é capaz de imitar o barulho de uma criança chorando. Antigamente, quando a variedade de toques de celular era limitada, o japuíra também conseguia reproduzir esses sons”, afirmou o doutor.

As colônias da ave, que chegam a ter cem ninhos ativos, normalmente são feitos no meio das matas ciliares e secas, mas muitas aves também procuram locais perto de casas para fazer os ninhos.

O período de reprodução da ave é de julho a janeiro, período em que a japuíra pode ser encontrada com mais facilidade. Depois que se reproduz, o pássaro é dificilmente visto durante o dia, porque passa a maior parte do tempo procurando alimento.

Fonte: Diário de Cuiabá

Você viu?

Ir para o topo