EnglishEspañolPortuguês

Bombeiros fazem resgate de animais que caíram em valas

3 de dezembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate de dois animais que caíram em buracos e valas na manhã desta sexta-feira (3), em diferentes locais de Aracaju (SE). O primeiro caso foi registrado pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) às 6h28 na Rua Vila Ana, Loteamento São Sebastião, bairro Santo Antônio, zona norte da capital. Populares informaram que um cavalo caiu dentro de um buraco e ficou muito ferido. A vizinhança tentou ajudar, mas não conseguiu retirar o animal, que só foi retirado após a chegada da equipe ACS-03, do 1º GBM, com apoio de funcionários da Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb).

Outro caso foi registrado pouco tempo depois, às 6h44, no bairro Estancinha, em Estância, nos fundos do colégio Maria do Carmo Alves, onde uma vaca caiu dentro de uma fossa. Bombeiros do 2º GBM, em Estância, foram enviados ao local e, até o fechamento desta matéria, ainda estavam fazendo o trabalho de resgate, pois encontraram dificuldades no local. Um trator foi requisitado para ajudar no içamento do animal.

O que fazer?

A queda de animais em buracos e valas exige um trabalho muito cuidadoso de retirada. Em casos do tipo, o Corpo de Bombeiros orienta as pessoas a não tentar resgatar os animais por conta própria e acionar a corporação pelo telefone 193.

“As pessoas devem acionar os bombeiros o mais rápido possível, principalmente em casos de animais que caem em pântanos, lagos, charcos ou fossas. Se a pessoa tentar retirá-lo por conta própria, o peso pode atrapalhar o trabalho e afundá-lo ainda mais, podendo até matar o animal. Os Bombeiros possuem recursos que possibilitem um resgate sem sofrimentos maiores”, orienta o aspirante Hickson Rangel Nascimento, gestor dos Bombeiros no Ciosp.

O oficial acrescenta que, sobretudo em cidades do interior, o auxílio também deve ser solicitado à órgãos da prefeitura do município, que podem viabilizar equipamentos necessários ao resgate e até mesmo dar um destino ao animal vítima da queda.

Fonte: FAXAJU Plenário

Você viu?

Ir para o topo