EnglishEspañolPortuguês

Alterações climáticas ameaçam uma em cada dez espécies na Finlândia

2 de dezembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Na Finlândia, uma espécie de animal ou planta em cada dez está ameaçada de extinção por causa das alterações climáticas, anunciou o Ministério do Ambiente finlandês.

“Ao longo dos últimos dez anos, o estado de 186 espécies (…) melhorou, enquanto o estado de 356 outras espécies piorou”, precisou ontem o Ministério em comunicado, salientando que as melhorias estão estreitamente ligadas aos esforços de conservação.

Das 2.247 espécies ameaçadas na Finlândia, apenas algumas dezenas também o estão ao nível mundial, precisou o Instituto finlandês do Ambiente. “Isto é significativo porque significa que a natureza na Finlândia está mudando muito e rapidamente (…) por causa das alterações climáticas”, explicou um porta-voz do instituto, Heikki Toivonen.

De acordo com o especialista, o aumento do número de espécies de aves ameaçadas, por exemplo, ilustra o fato de que a migração de e para o Sul do Saara se tornou ligeiramente mais difícil com o aquecimento global e com a seca no Norte de África. Assim, o estado da rola-comum (Streptopelia turtur) na Finlândia passou de “vulnerável” para “em perigo crítico de extinção”. O combatente (Philomachus pugnax), ave limícola, e a toutinegra-gavião (Sylvia nisoria) passaram ao estado “em perigo do extinção’, quando, há apenas dez anos, nenhuma destas duas espécies estava ameaçada na Finlândia.

“O sobreaquecimento e os invernos mais amenos causaram ainda o declínio de alguns mamíferos adaptados à vida com neve e gelo, como a lebre das montanhas e a foca”, nota o ministério.

Fonte: Ecosfera 

Você viu?

Ir para o topo