EnglishEspañolPortuguês

Mercúrio faz com que pássaros mudem sua conduta sexual

1 de dezembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Gerardo Garcia/Reuters

Estudo de pesquisadores das Universidades da Flórida, Estados Unidos, e de Peradeniya, no Sri Lanka, indica que a presença de mercúrio, mesmo que em baixos níveis, na alimentação de pássaros muda sua conduta sexual, os tornando atraídos pelos machos de sua espécie. As informações são do site da revista New Scientist.

O resultado disso, segundo os cientistas, é a diminuição da procriação da espécie, com as fêmeas dando à luz menos filhotes. É a primeira vez que se descobre que um poluente altera a preferência sexual de um animal. Já se sabia que muitos químicos podem “feminimizar” machos ou reduzir a fertilidade, mas os machos afetados desta maneira continuavam a ter preferência por relações com fêmeas.

Os cientistas capturaram 160 pássaros e os alimentaram com comida contendo metilmercúrio. Esta forma de mercúrio é extremamente tóxica. Os pássaros foram monitorados e divididos em quatro grupos. Um grupo comeu alimentos possuindo 0.3 partes por milhão de metilmercúrio, um segundo grupo comeu contendo 0.1 partes por milhão, o terceiro 0.5 e o quarto sem a substância.

Os três grupos cujos pássaros que se alimentaram com mercúrio tiveram mais homossexuais do que o grupo de controle. Pares foram formados dentro dos grupos, com casais durando semanas, segundo os cientistas. Doses maiores aumentaram o efeito, com 55% dos pássaros do primeiro grupo apresentando tendências homossexuais. Segundo os pesquisadores, o pior cenário para a situação é a diminuição em 50% nos nascimentos de pássaros.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo