EnglishEspañolPortuguês

Gary Francione lança no Brasil campanha virtual para debater o veganismo no mundo

1 de dezembro de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

No dia 4 de dezembro será lançada oficialmente no Brasil a campanha virtual “O mundo é vegano! Se você quiser” . Para marcar o início dessa ação, será realizada uma videoconferência com o idealizador da campanha, o professor norte-americano Gary L. Francione.

Francione lembra que em 1969, no ápice da guerra do Vietnã, John Lennon e Yoko Ono mandaram colocar um outdoor na Times Square onde dizia:“A guerra acabou! Se você quiser. Feliz Natal. De John e Yoko”. Nesse mesmo espírito o professor Francione propôs espalhar essa mensagem sobre o veganismo ao redor do mundo. “O veganismo é a nossa escolha. Nós temos a capacidade de dizer não à violência. Temos a capacidade de rejeitar a condição dos animais como propriedade. Temos a capacidade de afirmar a condição dos animais como pessoas. Temos a capacidade de dizer não ao especismo. Temos a capacidade de resolver o problema da exploração animal do único modo capaz de resolvê-lo: abolindo a demanda por produtos de origem animal,” ele ressalva.

Gary L. Francione é Distinguished Professor de Direito e o Nicholas de B. Katzenbach Scholar de Direito e Filosofia na Rutgers University School of Law-Newark, Estados Unidos, tem lecionado o tema direitos animais e o Direito por mais de 20 anos, e foi o primeiro acadêmico a ensinar a teoria dos direitos animais em uma faculdade de Direito americana. Deu palestras sobre esse tópico nos Estados Unidos, Canadá e Europa, inclusive como professor convidado na Universidad Complutense de Madrid. Tem dado várias entrevistas em programas de rádio e televisão.

Durante a videoconferência Gary Francione falará sobre a teoria dos direitos animais abolicionista, sobre o fracasso das leis do bem-estar animal e sobre a sua rejeição a todo tipo de violência. “Na minha opinião, a posição dos direitos animais é a rejeição final à violência. É a afirmação última da paz. Eu vejo o movimento pelos direitos animais como a progressão lógica do movimento pela paz, que procura cessar os conflitos entre os humanos. O movimento pelos direitos animais procura, idealmente, dar um passo adiante e cessar os conflitos entre os humanos e os não-humanos,” diz Francione.

A intenção de Francione é propor um debate sobre o veganismo ao redor do mundo, esclarecendo dúvidas sobre o tema e defendendo que é possível viver muito bem sem usar e consumir nenhum produto (roupas, alimentos, etc.) de origem animal.

O evento, organizado pelo GEFRAN (Grupo de Estudos da Teoria Abolicionista de Gary Francione) com o apoio do Restaurante Vegethus e do site Veganos pela Abolição.org, será transmitido ao vivo (com tradução consecutiva), às 17h30, em um telão especialmente montado para o público presente na unidade do Restaurante Vegethus da Consolação em São Paulo, à Rua Haddock Lobo nº 187. As vagas são limitadas.

Participantes de outros estados do Brasil: Interessados que não puderem ir ao local do evento, como grupos de estudos de universidades e pessoas de outros estados do Brasil e do exterior, poderão assistir a transmissão ao vivo pela TV Direitos Animais (livestream.com/direitosanimais).

Resumo do Evento:
Evento aberto ao público em geral  e gratuito.

Videoconferência internacional com o prof. Gary Francione e
lançamento oficial da participação do Brasil na Campanha Mundial ¨O mundo é vegano! Se você quiser.¨

Data: 04 de dezembro de 2010
Horário: 17:30 hs às 19:30 hs
Local: Restaurante vegano Vegethus Consolação, São Paulo, S.P., Brasil  (mapa:http://www.vegethus.com.br/endereccedilos.html )  Rua Haddock Lobo, 187 ; 200 metros do Metrô Consolação; Cerqueira César – São Paulo – SP – Fone:11 2306-2116

Palestra: Teoria Abolicionista dos Direitos Animais
Tradução: o evento contará com tradução consecutiva

Inscrição: A inscrição é gratuita e para efetuar a sua inscrição você só precisa preencher o formulário (clique aqui). Você deverá preencher o campo ¨Pergunta para Francione¨ com uma pergunta sobre Direitos Animais.

Sorteio: Quando você enviar o email para nós com todos os campos do formulário preenchidos corretamente, você automaticamente estará inscrito e concorrendo ao sorteio de um livro de Direitos Animais de Gary Francione.

Inscrição:
A inscrição é gratuita e para efetuá-la você só precisa preencher esse formulário. Você deverá preencher o campo ¨Pergunta para Francione¨ com uma pergunta sobre Direitos Animais.

Sorteio e interatividade:
O público que estiver no local da videoconferência ou remotamente pela Internet também poderá fazer perguntas ao professor Gary Francione. Para fazer perguntas a serem respondidas pelo prof. Francione no momento da videoconferência é necessário preencher previamente o campo de perguntas do formulário de inscrição no site Veganos pela abolição.org. O mediador do evento selecionará algumas das perguntas e as encaminhará ao palestrante. O cadastramento pelo site dá direito ainda a concorrer a dois livros sobre direitos animais que serão sorteados durante o evento: “Introduction to Animal Rights: your child or the dog?”, de autoria do professor Gary Francione, e “Humana Festa”, romance da escritora vegana Regina Rheda.

Você viu?

Ir para o topo