EnglishEspañolPortuguês

Campanha educativa alerta contra tráfico de animais silvestres no RJ

1 de dezembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A Secretaria do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promovem nesta quarta-feira (1º/12), das 9h às 16h, campanhas educativas para marcar o Dia Estadual de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres. As campanhas vão acontecer no Largo da Carioca, no Rio, em Nova Friburgo e em Mesquita, com a realização de atividades educativas, exibição de vídeo e distribuição e exposição de materiais informativos sobre os danos à natureza causados pelo tráfico de animais silvestres.

O comércio ilegal da vida selvagem é o terceiro maior negócio ilícito do planeta, superado apenas pelo tráfico de armas e o de drogas. Acredita-se que, anualmente, esta atividade movimente entre 10 a 20 bilhões de dólares no mundo, e o Brasil participa com cerca de 10%. Informações recentes apontam que 38 milhões de animais brasileiros são retirados de seus habitats para abastecer este mercado ilegal.

Nas unidades de conservação de proteção integral do Inea (parques e reservas), a captura de animais silvestres, um crime previsto na legislação ambiental, é uma das principais ameaças à fauna citadas pelos administradores e um dos principais alvos da fiscalização.

No Largo da Carioca será exibido o Gaiolão Humano: quem desejar ter a experiência de um animal aprisionado poderá entrar numa gaiola de 2mx1m. Além da distribuição de materiais informativos, será exibido o vídeo recém lançado, Silvestre não é PET, da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA). A campanha terá também a participação da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e a de Proteção Animal da ALERJ, do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente, e das organizações não-governamentais WSPA, Associação Nacional pela Implementação dos Direitos dos Animais (ANIDA) e Instituto Casa do Pau Brasil.

Em Nova Friburgo, na Clínica Veterinária Animamed, em Mury, a campanha está sendo organizada pelo Parque Estadual dos Três Picos, e a atração será a exposição de brinquedos feitos a partir de gaiolas apreendidas em ações de fiscalização do Inea.

Em Mesquita, a campanha acontece no Paço Municipal e conta com a participação da Secretaria de Meio Ambiente do município. Também haverá atividades educativas, incluindo a oficina de artesanato com materiais recicláveis (PET), que vai ensinar aos interessados a criar beija-flores utilizando garrafas PET.

As atividades alusivas ao Dia Estadual prosseguem ao longo da semana. Na sexta-feira (3/12), das 9h às 16h, no auditório da sede do Inea (Avenida Venezuela, 110), acontece o 1º Seminário Estadual de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres. No domingo, das 9h às 16h, nova campanha educativa será realizada no Encontro das Águas, espaço de educação ambiental da Secretaria do Ambiente localizado na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Serviço

Quando: Quarta-feira, 1º/12, das 9h às 16h

Onde: Rio de Janeiro: Largo da Carioca; Nova Friburgo: Clínica Veterinária Animamed (Av. Manoel Carneiro de Menezes, 4348 – B – Mury); Mesquita: Paço Municipal (Rua Artur de Oliveira Vecchi, 120 – Centro)

Você viu?

Ir para o topo